Voz do MS

Economia

Prefeitura quer implantar microcrédito para pequenos empreendedores em 2021

Redação
Para presidente da Funsat, o projeto visa auxiliar empresários e gerar mais empregos em Campo Grande

Prefeitura de Campo Grande, em parceria com a Fundação Social do Trabalho (Funsat), iniciou na última sexta-feira (8), iniciou estudo para implantação de microcrédito para empreendedores da Capital.

Segundo o presidente da Funsat, Luciano Silva Martins, o objetivo do projeto é fomentar o empreendedorismo. “Se o cidadão se encontra em uma situação de desemprego e tem alguma qualificação que o habilita empreender, e a medida em que o poder público fomenta e cria essa possibilidade, certamente vai interferir diretamente na vida das pessoas”.

Martins ressalta que com a implantação, empreendedores podem desenvolver seus negócios e gerar novos empregos, fomentando o mercado de trabalho de Campo Grande.

“Gerando emprego para aquele que estava desempregado e passou a empreender. À medida que a atividade escolhida por ele se desenvolver, pode gerar inclusive novos empregos”, explica.

O projeto da prefeitura, prevê a viabilidade de empréstimo para micro e pequenas empresas com o fundo aval, em parceria com instituições financeiras e fomento empresarial.

Martins relata que a Funsat já exerce atividades com programas de inclusão profissional, qualificação e encaminhamento para vagas de emprego, que interferem nas atividades econômicas da Capital.

“À medida que a Funsat cria mais um instrumento de inclusão social e profissional, isso certamente interfere diretamente nas atividades desenvolvidas, criando uma possibilidade de geração de emprego e renda. E é isso que nos motiva e certamente motivará a criação desse grupo de trabalho para reativar o microcrédito na Funsat”, detalha.

Projetos Funsat

A Fundação possui diversas oportunidades para viabilizar novas vagas de emprego em Campo Grande, como o Programa Funsat Itinerante. Este ano, a ação terá novas atividades, levando os serviços da Prefeitura para os bairros, como uma forma de ampliar as oportunidades.

Nos anos anteriores, a Funsat levava a ação para eventos realizados por parceiros. Em 2020, a ação passou a ser realizada 100% pela Fundação, com a ajuda de outras secretarias e parceiros, como a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), a Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedesc).

Outros programas como o de Inclusão Social (Proinc) e o Núcleo de Ação Produtiva (Nips), empregaram cerca de 3.400 trabalhadores em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Dentre os novos empregados estão pessoas sem ou pouca qualificação profissional, baixa escolaridade, mulheres vítimas de violência doméstica, egressos do sistema prisional e adolescentes aprendizes, em sua maioria cumprindo medidas socioeducativas e demais faixas etárias em suas diversas especificidades.

A Funsat, em parceria com a subsecretária Municipal de Políticas para as Mulheres, também está oferece oportunidade a vítimas de violência doméstica, realizando um atendimento diferenciado e prioritário, com entrevista qualificada e orientações pertinentes aos requisitos atualmente exigidos pelo mercado formal de trabalho.

As mulheres são acolhidas pela equipe de Serviço Social, que realiza entrevista individual para avaliar o perfil sócio econômico e curricular.

Em seguida, elas recebem orientações referentes à postura profissional, ética e a importância e necessidade da qualificação continuada. Estas mulheres são encaminhadas a uma das vagas oferecidas especialmente para que vítimas de violência, que estejam em situação de vulnerabilidade, tenham liberdade financeira.

A Funsat também oferece qualificação com a Escola de Educação Profissional, que realiza cursos para direcionar a população ao mercado de trabalho. Durante o ano de 2020, a escola ofertou 31 cursos online dentro do programa Pronatec Funsat EAD.

Os cursos são totalmente online e oferecem capacitação e, em alguns casos, indicação ao mercado de trabalho formal.

Via Correio do Estado

 

Comentários

Últimas notícias