Voz do MS

Saúde

HU recebe R$ 6 milhões para funcionar radioterapia a partir de 2020

Redação

[Via Correio do Estado]

Os pacientes com câncer de Mato Grosso do Sul vão ganhar novo local para realizar radioterapia a partir de janeiro de 2020. O Hospital Universitári Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) recebeu hoje R$ 6 milhões do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde.

A verba foi fundamental para a assinatura da ordem de serviço da construção do bunker que abrigará o acelerador linear da radioterapia realizada hoje pela manhã.

Atualmente somente o Hospital de Câncer Alfredo Abrão e a clínica Radius realizam radioterapia para todos os pacientes do SUS do Estado. Desde 2012 o HU não prestava este tipo de serviço.

O hospital atende apenas 35 crianças no setor de oncologia com sessões de quimioterapia. A previsão é que a partir da abertura do atendimento em 2020, cerca de 40 pacientes por mês realizem o tratamento no local.

As obras para a construção do bunker devem demorar cerca de sete meses. “Acreditamos que a instalação do acelerador linear seja feita em três meses e o restante do tempo será para conseguir a autorização do Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para iniciar as atividades”,  explicou superintendente do Humap-UFMS, Cláudio César da Silva.

Comentários

Últimas notícias