Voz do MS

Economia

China supera previsão e cresce acima do esperado

Redação

Na contramão da economia global, a China anunciou crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), na manhã desta quinta-feira. O país asiático registrou aumento de 3,8% de produtividade no período correspondente ao segundo trimestre.

Depois de cair 6,8% no primeiro trimestre do ano, o aumento vem seguindo da reabertura da economia pós-crise da pandemia do novo coronavírus. O aumento só é possível porque a China entrou primeiro na crise, foi lá que o vírus teve origem.

O Brasil, por sua vez, ainda não divulgou os dados da segundo trimestre. Mas a expectativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) é que a queda seja acima de 10%, como anunciando junho.

No primeiro período do ano a pancada foi menor por aqui: 3,8%. Assim como os efeitos do vírus chegaram mais tarde à América do Sul, a retomada será mais tardia também. E tudo tem a ver com as políticas públicas de combate ao Covid-19.

O número foi pressionado pelo bom desempenho da produção industrial, que subiu 4,8% no ano em comparação com o mesmo período de 2019. Em contrapartida, o crescimento só não foi mais acentuado porque o comércio ainda patina, com queda de 1,8%.

Segundo o relatório, são cinco meses seguidos de retração do setor, que no começo do ano estava previsto para crescer cerca de 0,5%. As medidas tomadas pelo Governo Chinês de diminuir reservas bancárias, isenção de impostos e corte nas taxas de empréstimos surtiram efeito e superaram a previsão de aumento de 2,5%.

Via Correio do Estado

Comentários

Últimas notícias