[Via Correio do Estado]
Os casos de conjuntivite aumentaram exponencialmente em Campo Grande. Conforme dados do Serviço de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), os casos cresceram 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, os números ainda não caracterizam epidemia.
De janeiro a março de 2017, foram registradas 1?.?249 notificações e no mesmo período deste ano, 2.?514. Os dados, referentes até o dia 15 de março, mostram que o total de casos representa 33% das 7.569 notificações registradas em todo o ano passado. Segundo a Sesau, os números devem aumentar ainda mais, uma vez que, no balanço histórico, o período em que os pacientes com o vírus mais procuram atendimento é entre agosto e setembro.
Nos consultórios médicos, os oftalmologistas têm percebido o aumento da doença. “Há mais de um mês, a grosso modo, percebo que os casos estão muito frequentes. Sempre houve uma constância, mas agora está aparecendo demais. Tanto em crianças como em adultos”, afirma a oftalmopediatra Andrea Cristina Grubits.