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No interior, consumidor é obrigado a esperar mais de 2 horas na fila de agências

Redação

[Via Correio do Estado]

Moradores de cidades do interior de Mato Grosso do Sul chegam a esperar até duas horas para serem atendidos em agências lotéricas, dos Correios e banco. A Superintendência Para Orientação e Defesa Consumidor (Procon-MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedast) fiscalizou unidades alvos de reclamações em duas cidades.

Um dos alvos foi lotérica em Terenos, onde o principal problema era a demora excessiva no atendimento. Usuários dos serviços, que se encontravam no local, que além de casa lotérica também é correspondente bancário credenciado pela Caixa Econômica Federal, denunciaram que a  espera por um atendimento, muitas  vezes excede a duas horas.

Idoso e morador da  zona rural distante 71 quilômetros do local disse aos fiscais, durante ação na terça-feira, que retirou a senha preferencial às 8 horas e 39 minutos e às 10 horas e 58 minutos ainda permanecia à espera. Segundo as declarações o problema se torna ainda pior  dada a falta de sanitário na lotérica. “Nem mesmo água que possamos beber não tem aqui”, afirmou o consumidor.

Nesse mesmo rol de reclamações, moradora nas proximidades disse que chegou às 8h 07 min, retirou a senha e voltou para casa “para tomar chimarrão”. Às 9h 58min, retornou e ainda faltavam algumas senhas para chamar a sua. Mas, as irregularidades não se limitam a estas. O estabelecimento dá prioridade para pessoas que desejam fazer jogos.  Quem for  apostar e pretendem outros tipos de atendimento, são prioridade.  Só chamam os que necessitam de outros serviços após esgotadas essas senhas.

“A prática se configura em ‘venda casada´, prática abusiva prevista no inciso 1 do artigo 39 da Lei Federal 8.078/90”, observa o superintendente do Procon Estadual Marcelo Salomão. A casa lotérica não dispõe de Código de Defesa do Consumidor para uso dos clientes, na placa de atendimento preferencial não consta nada que se refira aos Portadores de Espectro Autista e nem mesmo registro eletrônico da  saída da pessoa que passou por atendimento, entre outras irregularidades.

EM RIO VERDE DE MATO GROSSO

Equipe do Procon Estadual se deslocou, também em atendimento a  reclamações de consumidores e  a pedido do Procon Municipal,  para a cidade de Rio Verde  de Mato Grosso. Neste município, os alvos da  fiscalização foram  casa lotérica e agências dos Correios e do Banco Bradesco.

Nesses locais se repetiram irregularidades como inexistência de atendimento prioritário no Bradesco, ficando os clientes, indistintamente em uma mesma fila e falta de senha com registro eletrônico para tratar de assuntos nas mesas, não podendo ser verificada a demora.

Em relação às irregularidades, Marcelo Salomão afirma que “normalmente o consumidor não tem conhecimento dos seus direitos e, via de regra, não sabe onde se dirigir para reclamar. Por isso, o Procon Estadual está sempre à disposição da população para encaminhar soluções às demandas apresentadas”.

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