Voz do MS

Turismo

Taxa de conservação ambiental em Bonito começa a ser cobrada

jornalismo@vozdoms.com.br

A taxa diária de 7 reais será cobrada do turista a partir desta segunda-feira (12) e irá viabilizar projetos para preservação

Os turistas que resolverem apreciar as belezas naturais de Bonito, terão uma surpresa desagradável a partir desta segunda-feira (12). A prefeitura da cidade passa a cobrar uma taxa de conservação ambiental no valor de R$ 7,00 por pessoa por dia de permanência no município.

A taxa será cobrada apenas para os dias em que o visitante estiver realizando alguma atividade em atrativos turísticos. Ou seja, caso queira ficar o dia no hotel ou passeando pela cidade não haverá custos. Será cobrada mediante o cadastro do visitante junto ao sistema de reservas dos passeios, onde será gerado um QRCode para pagamento via PIX.

Após o pagamento é emitido um localizador que será informado à agência para que ela possa liberar a emissão do voucher do passeio.

Vale destacar que ficam isentos do pagamento as crianças menores de 5 anos, moradores da cidade de Bonito, os trabalhadores e prestadores de serviços.

O município criou uma conta específica para a arrecadação e o gerenciamento ficará a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Do total arrecadado, 20% será revertido em assistência médica e seguro para os visitantes e 80% voltado para a preservação ambiental.

Em nota, a prefeitura ressalta que a Taxa de Conservação Ambiental foi idealizada com o objetivo de garantir a execução mais eficiente de políticas públicas municipais de gestão ambiental, voltadas para a conservação de um dos ecossistemas mais raros do país – onde se tem um ambiente de rochas calcárias que permitem a existência de rios e córregos de águas cristalinas nos biomas de Mata Atlântica e Cerrado (ambos presentes no município), cheios de cavernas, fauna e flora característicos.

Via Enfoque MS

Comentários

Últimas notícias