Voz do MS

Concursos

Apesar de 73 aprovados para 1 mil vagas de professores, SAD mantem concurso

Redação

[Via Correio do Estado]

O governo do Estado confirmou que vai dar continuidade ao concurso da Secretaria Estadual de Educação (SED) em respeito aos 73 candidatos que foram aprovados na primeira fase. Ao todo 14 mil inscritos disputaram as 1 mil vagas ofertadas para o quadro de professores efetivos da pasta. A próxima etapa será no dia 17 de fevereiro.

A informação foi dada em coletiva na manhã de hoje, na Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD). “O grau de dificuldade foi previsto, já que o Estado paga o maior salário de docente do país. Os critério foram mais rigorosos para este concurso”, assegurou o secretário-adjunto, Édio Viegas.

O chefe da pasta, Roberto Hashioka, afirma que o certame irá continuar normalmente conforme previsto no edital. “Os candidatos tinham 20 questões para responder a cada uma hora. Não houve descumprimento de nenhuma regra.”

A maior reprovação dos candidatos foi na parte de conhecimento específicos, que representavam 40 questões da prova. O edital estabelecia que só seria encaminhado para a próxima etapa discursiva quem conseguisse acertar 60% das perguntas, por disciplina. O critério foi aprovado por comissão que tinha integrantes da Fetems.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), também falou do assunto em agenda pública hoje. “Primeiro vamos finalizar esse concurso.  Tivemos um número reduzido de aprovados, acho que mostra qualidade e dificuldade das provas. Finalizando essa etapa, com certeza vamos realizar outro.”

A previsão é que um novo edital seja publicado imediatamente com a homologação deste certame. “Terminando um a gente vai iniciar um novo processo para um novo concurso.”

A expectativa da secretária de Educação, Maria Cecília da Motta, é convocar os aprovados para o segundo semestre deste ano. “Seria para início de julho. Vamos substituí-los nas vagas dos temporários. As que não foram preenchidas com efetivos serão ocupadas pelos inscritos no nosso cadastro de reserva.”

Vale ressaltar que a Funrio, organizadora do certame, não será descartada na disputa das próximas licitações para concursos no Estado.

(Colaboraram Renan Nucci e Bruna Aquino)

Comentários

Últimas notícias