Voz do MS

Saúde

Secretaria de Estado de Saúde nega falta de medicamento para renais crônicos

Redação

[Via Correio do estado]

Remédio Alfaepoetina, medicamento injetável usado no tratamento de renais crônicos, está disponível para os pacientes, na Casa da Saúde, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), que negou sua falta, conforme noticiado ontem (1) pelo Correio do Estado.

De acordo com a Secretaria, apenas o medicamento Noripurum Fólico está em falta, sendo que teve o processo para aquisição aberto em outubro e já foi empenhado, mas ainda não foi entregue pelo laboratório. Não foi definido um prazo para a chegada dos medicamentos.

A Casa da Saúde, no centro de Campo Grande, faz a distribuição da medicação para as clínicas que fazem os tratamentos dos renais crônicos e um dos afetados pela falta dos medicamentos é o paciente João Afonso, de 43 anos, que é renal-crônico há quatro anos e se trata da Clínica Pró-renal, na Capital.

“Eu cheguei lá e me falaram que não tinha o medicamento porque o governo não tinha mandado. E agora o que a gente faz? A gente não pode ficar sem”, disse ele ao Correio do Estado.

O remédio em questão é o Noripurum, um comprimido usado em casos de deficiência de ferro e ácido fólico.

Já o Alfaepoetina, remédio injetável usado em pacientes com insuficiência renal e que se submetem ao regime de diálises, é comprada pelo Ministério da Saúde.

Comentários

Últimas notícias