Voz do MS

Meio Ambiente

Sanesul vai insistir em estudo para captar água do Formoso

Redação

[Via Correio do Estado]

Ainda sem definição sobre a captação de água do Rio Formoso, em Bonito – a 265 quilômetros de Campo Grande -, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) “arquivou”, ao menos por enquanto, o projeto. A medida atende recomendação do Ministério Público Estadual (MPE).

No entanto, o estudo solicitado pelo órgão estadual sobre a viabilidade de retirar água de poços fora da área urbana (para evitar o uso do rio), que deveria ter o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), patina e acabou exclusivamente nas mãos da própria Sanesul, que deve se posicionar a favor da captação fluvial que planeja desde abril deste ano.

O presidente da empresa, Luiz Carlos da Rocha Lima, disse estar insatisfeito com a situação. “Nós acatamos uma recomendação do Ministério Público, embora não concordamos, porque se coloca essa preocupação com o turismo de Bonito”, comenta.

Para ele, o turismo não deveria ser a preocupação principal. “Nós temos que nos preocupar primeiro com a água fornecida para os habitantes e turistas. Por lei federal, a água é para consumo humano e animal, que são as prioridades, e depois pode ser dada outra utilização”.

Comentários

Últimas notícias