Voz do MS

Desenvolvimento

Rotas bioceânicas que passam por MS são prioridades do País

Redação

[Via Correio do Estado]

As rotas biocêanicas rodoviária e ferroviária (TransAmericana) são prioridades para o Ministério de Relações Exteriores, porque a pasta considera que os estados que integram o Consórcio Brasil Central precisam buscar o Oceano Pacífico para levar seus produtos aos mercados dos países asiáticos. Estas rotas e outros temas foram debatidos, em Brasília, durante o Seminário Brasil Central: Transpondo Barreiras e Ampliando Fronteiras, realizado no Palácio do Itamaraty.

Na solenidade, o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, tomou posse como presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. Ele assume mandato de um ano no lugar do governador de Goiás, Marconi Perillo. O grupo é composto por Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Maranhão.

Após a posse de Taques, foi entregue a Agenda Internacional do Brasil Central ao secretário-geral das Relações Exteriores, o embaixador Marcos Galvão. “Certamente será um marco importante para a formulação das diretrizes políticas e prioridades do Itamaraty”, declarou Galvão.

A agenda visa possibilitar melhores condições para que os produtos de interesse da região do Brasil Central cheguem a mercados externos, facilitando as negociações comerciais e aumentando as exportações dos consorciados de forma conjunta.

Comentários

Últimas notícias