Voz do MS

Capital

Relógio da Afonso Pena com Calógeras será nomeado

Redação

[Via Correio do Estado]

Foi aprovado hoje na Câmara Municipal, em regime de urgência, projeto de lei que dá nome ao relógio situado entre as Avenida Afonso Pena e Calógeras, no Centro de Campo Grande.

De autoria dos vereadores William Maksoud(PMN), João Rocha (PSDB), João César Mattogrosso (PSDB) e Otávio Trad (PTB), o projeto tem como objetivo homenagear o médico Renato Barbosa de Rezende, que foi presidente da comissão que reconstruiu o Relógio Municipal, nas comemorações do Centenário de Campo Grande, e “muito contribuiu para o progresso e desenvolvimento dessa cidade”, diz justificativa.

Natural de Campo Grande, o médico nasceu em 18 de outubro de 1944, graduado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo(USP), com residência no Hospital das Clínicas e especialidade em cirurgia torácica, pneumologia e terapia intensiva.

Com a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, foi fundador e participou da diretoria da Associação Médica de Mato Grosso do Sul e do Sindicato dos Médicos do Estado, eleito para o Conselho Regional de Medicina, membro da Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul - cadeira 58 - e do corpo clínico da Santa Casa, além disso, foi fundador e 1º Presidente da Sociedade Sul-mato-grossense de Terapia Intensiva(SOSMATI), e responsável técnico pela Procardio Diagnóstico Ltda.

O relógio em questão, originalmente instalado na Rua 14 de julho com a Avenida Afonso Pena em 1933, depois transferido para o cruzamento da Calógeras em 1999, foi palco de reuniões políticas e comícios, e ainda do grito de liberdade dos campo-grandeses para votar e escolher seus representantes políticos na época de ditadura.

Mesmo assim, o monumento de 5 metros de altura, com um relógio de quatro faces, nunca recebeu a atenção histórica que merece. Acabou esquecido, sem nenhuma manutenção, por anos. Agora está sendo reformado para voltar à primeira “casa”, o cruzamento da Rua 14 de julho com a Afonso Pena.

Comentários

Últimas notícias