Voz do MS

Política

Prefeitura lança código de ética para padronizar conduta de servidores

Redação

[Via Correio do Estado]

Foi lançado nesta sexta-feira (12), a cartilha do código de ética para os servidores da prefeitura. Preparada desde 2017, o documento traz direitos e deveres do servidor concursado ou comissionado e dicas para atuar da melhor forma durante o expediente em cada órgão público do Poder Executivo.

Para Trad, o comportamento do servidor já teria que ser padronizado mesmo sem uso do código, mas que o uso se faz necessário. “Ele (código) diz normas e comportamentos de como o agente público deve se portar, evidentemente esses exemplos já deviam acompanhar o funcionário público quer efetivo ou comissionado, afinal de contas postura, respeito assiduidade, cumprimento de obrigações é dever do funcionário”, disse.

As ações dos Guardas Municipais envolvidos em processos administrativos podem ter colaborado para a celeridade da cartilha, de acordo com o prefeito Marcos Trad (PSD).

Sobre a motivação da cartilha, o prefeito citou exemplos como desrespeito de chefe, alteração de voz ao falar com funcionários menos graduados e os próprios agentes da Guarda Civil Municipal, sendo cinco deles exonerado do cargo conforme publicado em diário oficial. “Com base no código de ética você vai encontrar fundamentos mais fortes, porque está especificamente a condutas deles, tem direito mas tem deveres também”, finalizou Trad.

De acordo com o secretário da Controladoria Geral de Fiscalização e Transparência, Luiz Afonso de Freitas  Gonçalves, antes não havia um padrão e o servidor fazia de acordo com o que achava que era certo. “O código está voltado tanto para os deveres quanto para os direitos e em cima disso e ele (servidor) vai saber o que fazer”, disse.

Gilson da Silva é guarda municipal e aprovou o lançamento da cartilha. “Isso é muito bom para a gente estudar as nossas ações porque precisamos saber  e dar importância a nossa conduta”, contou.

O documento será disponibilizado por meio físico e digital para os servidores no prazo de 60 dias. Mas a partir de hoje já estava disponível no site da transparência da prefeitura. O lançamento do Código de Ética faz parte das ações comemorativas aos 120 anos de Campo Grande.

Comentários

Últimas notícias