Voz do MS

Saúde

Prefeitura faz mutirão contra dengue em bairros da cidade

Redação

[Via Correio do Estado]

Está sendo realizada na manhã desta quinta-feira (13) no bairro Bairro Jardim das Nações, mutirão de combate a dengue, para prevenção da proliferação do mosquito Aedes Aegypti. O tema do combate impresso na camisa dos agentes de saúde e funcionários de empresas da região deixam claras as intensões da ação, extinguir qualquer foco de mosquito e conscientizar a população.

A ação é parceria da Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal De Controle De Endemias Vetoriais, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário (SINTRACON-MS) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA-MS).

Construções que estão sendo realizadas ao redor do bairro criam possibilidades de descartes que podem acabar acumulando água. Segundo a Agente de Saúde, Marlei Correa, de 45 anos, a ação acontece todos os anos no intuito de beneficiar a população para que esta tenha festas de fim de ano sem perigo de ser contaminada pelo mosquito. "O Aedes Aegypti transmite a dengue, zika vírus e febre chikungunha e com essas obras aí podem criar possibilidades de focos, nosso intuito com a ação e conscientizar a população local, distribuindo esses panfletos informativos, para que todos aqui tenham um final de ano tranquilo", explica.

Ação segue pelas ruas do bairro e deve ir até as 11h, a técnica em segurança do trabalho, Delfina da Silva Gamarra, de 41 anos, explica que ações em parcerias com empresas e construtoras é um ótimo caminho, pois nesse caso o beneficiado é a população. "Eu acredito que a construção aqui ao lado, o verão, o calor intenso, tudo possibilita que se criem locais para proliferação do mosquito. Por isso é bom a empresa construtora olhar para a comunidade ao redor e ações como essa impactam positivamente no combate do Aedes Aegypti", disse a técnica que trabalha a vinte anos na construtora que realiza as ações.

Para a técnica de enfermagem, Isabel Pedro da Silva, de 47 anos, a prefeitura abraçar essa iniciativa mostra que há a preocupação de fato com o cidadão. "A saúde é algo importantíssimo para todos nós e saber que ações como essa de fato estão sendo realizadas, ver eles passando aqui em casa com esse informativo, nos faz crer que o poder público está pensando em nós".

Boletins epidemiológicos divulgados no último dia 5 de dezembro pela Secretaria de Estado de Saúde, mostra que a cidade de Campo Grande apresentou uma incidência média de casos referentes à dengue, com 1783 casos notificados este ano.

A agente de saúde explica ainda que nesse período chuvosos a população deve realizar o esvaziamento de recipientes que possam acumular água, realizar as limpeza de quintais, levar para reciclagem pneus e garrafas, bem como denunciar terrenos baldios abandonados. "Tem que denunciar, limpar o seu terreno e pela saúde essa aqui, estamos aqui para informar as pessoas que hoje em dia sofrem muito pela desinformação", finaliza a agente de saúde.

Comentários

Últimas notícias