Voz do MS

Polícia

Moro autoriza permanência da Força Nacional em Caarapó por mais 90 dias

Redação

[Via Correio do Estado]

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, autorizou nesta quarta-feira (9), por meio do Diário Oficial da União, a permanência da Força Nacional de Segurança em Caarapó por mais 90 dias.

De acordo com o decreto do ex-juiz, a permanência das tropas na cidade atenderá prioritariamente para reprimir conflitos agrários.

Ainda segundo o texto, a Força Nacional tem autorização para coibir o tráfico de drogas, armas e munições na faixa de fronteira com o Paraguai, desde que sejam “ações de caráter episódico e planejado.”

Moro ainda diz que o contingente a ser enviado será definido nos próximos dias pelo próprio ministério. E que o prazo de atuação poderá ser estendido se solicitado, no caso ou pelo Governo do Estado ou pelo Poder Juidicário.

A decisão de Moro busca evitar um banho de sangue iniciado na região em junho de 2016, quando a então presidente Dilma Rousseff (PT) chancelou nova demarcação de terras indígenas para a etnia Guarani Kaiowá.

Na ocasião, a então gestão federal justificou sua decisão baseada em estudos de identificação e delimitação das terras, pedido pelos indígenas.

Com a sanção de Dilma, índios de uma aldeia local decidiram invadir uma fazenda e seis deles foram baleados. Um agente de saúde morreu após ser atingido por cinco disparos.

Depois do atendado, que ganhou as manchetes nacionais, oito fazendas nos arredores foram invadidas e permanecem, até hoje, ocupadas, amparadas pela decisão de 2016. A Força Nacional busca exatamente garantir que haja novas tentativas de confrontos armados, algo que se tornou rotineiro desde então.

Comentários

Últimas notícias