Voz do MS

Economia

Micro e pequenas empresas geram 60,52% dos empregos criados em 2019

Redação

[Via Correio do Estado]

Das 17.145 vagas de emprego criadas nos oito primeiros meses de 2019, 10.376 foram geradas por micro e pequenas empresas, o que representa 60,52% do total. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (4) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pela Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Isso representa 3.218 empregos a mais em relação ao período de janeiro a agosto de 2018. Com a criação do Programa Estadual de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Propeq), em 2015, esses estabelecimentos ganharam tratamento especial pela maior capacidade de abrir novos postos de trabalho.

O fortalecimento da agricultura familiar enquanto um modelo de micro e pequeno negócio rural também é prioridade da Semagro, oferecendo assistência técnica por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), além de desenvolver uma série de projetos para dar mais competitividade ao setor, como a entrega de máquinas e implementos agrícolas, a construção das centrais de comercialização, além do acesso ao crédito e regularização fundiária.

E neste ano, o Programa Centelha MS, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil oferecendo capacitações e recursos financeiros, homologou 564 ideias de 34 municípios do estado. Outra medida implementada pelo governo do Estado foi aumentar o teto do Simples Estadual, de R$ 2,52 milhões para R$ 3,6 milhões ao ano, equiparando ao Simples Nacional. O novo valor passou a vigorar a partir de janeiro de 2017, seguindo compromisso feito pelo governo com entidades empresariais.

Comentários

Últimas notícias