Voz do MS

Educação

MEC suspende seleção para cursos de Medicina em Corumbá e Ponta Porã

Redação

[Via Correio do Estado]

O processo de seleção de propostas para autorizar cursos de Medicina nas cidades de Corumbá e Ponta Porã foram suspensas pelo Ministério da Educação nesta semana. As suspensões foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira, em portarias assinadas pelo secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Marco Antonio Barroso Faria. De acordo com a publicação, a medida ocorre em cumprimento de decisão proferida pela Justiça Federal do Distrito Federal, e impacta o prosseguimento da chamada pública de 28 de março de 2018, para seleção de propostas para implantação do curso de medicina nos dois municípios sul-mato-grossenses. A suspensão ainda  abrange procedimentos administrativos em andamento, posteriores à adjudicação da proposta vencedora e assinatura do Termo de Compromisso correspondente.

Corumbá e Ponta Porã estão entre os 28 municípios do Brasil autorizados pelo MEC a receberem cursos de medicina. A abertura dos novos cursos foi anunciada em novembro de 2017 e faz parte de um plano de descentralizar o atendimento médico no País. A autorização ocorreu meses antes de a suspensão de abertura de novos cursos em todo o País pelo período de cinco anos.  Em Ponta Porã, a Faculdade Anhanguera teve a proposta selecionada em dezembro do ano passado - a segunda selecionada havia sido o Instituto Filadélfia, de Londrina. Já em Corumbá, o Centro de Ensino Superior de Maringá LTDA (Cesumar/Unicesumar) foi habilitado em setembro do ano passado, conforme assessoria de imprensa dos dois municípios.

Além das cidades de Mato Grosso do Sul, também tiveram a seleção suspensa  os municípios de Castanhal (PA); Abaetuba (PA); Goiana (PE), Valença (BA) e Ji-Paraná (RO).

Comentários

Últimas notícias