Voz do MS

Geral

Exposição tem obra de arte com inspiração na cultura sul-mato-grossense

Redação

[Via Correio do Estado]

Prestes a completar 20 anos de carreira, a arquiteta e designer Luciana Teixeira descobriu ao longo do tempo a importância de suas obras serem vistas como parte da cultura brasileira e sul-mato-grossense.

Contemplada pelo Fundo Municipal de Investimento Cultural (Fmic), Luciana lançou a exposição Supapo Design Criativo, que segue até o dia 30 deste mês no Museu de Arte Contemporânea (Marco), com obras que exploram as brasilidades do design, assim como as potencialidades sensoriais de suas peças. “Na mostra, os visitantes são convidados a vendar os olhos para explorar os sentidos das peças. Eu fiz o convite para pessoas com deficiência visual e pessoas que enxergam para que elas possam experimentar primeiro as obras com as mãos, sentir os materiais que foram utilizados na confecção, para desconstruir a ideia de que o design é apenas o belo”, explica Luciana.

O interesse da arquiteta pela área surgiu em 2014, durante uma edição da Casa Cor. “Na época, eu fiz uma pesquisa e lancei a poltrona rock’n’roll, em comemoração dos 15 anos de carreira”, conta. O desejo de criar e principalmente o “fetiche por cadeiras”, comum, segundo ela, em designers, cresceu com o passar do tempo. “Eu sempre criei para os clientes nos projetos de arquitetura, mas comecei com os protótipos por conta própria em 2016. Lancei a Nhanderu, que acabou sendo publicada em uma revista nacional. Fiz uma pesquisa com tecidos elásticos tensionados, com o neoprene aplicado ao design e fui criando”, explica Luciana.

A arquiteta acredita que o edital que culminou na exposição é importante por valorizar o design como parte da cultura. “Foi com o fomento que consegui aprofundar minha pesquisa, por meio do Fmic. Nós vemos as pessoas falando sobre a brasilidade o tempo todo, mas ela não aborda o Centro-Oeste. É a brasilidade nordestina, carioca, mas não tem sobre a bovinocultura, a miscelânea dos povos que formam Mato Grosso do Sul, por exemplo”, explica.

Brasilidade que surge nos próximos projetos. “Há uma grande riqueza cultural no Estado, como o trançado de taboa, trançado de folha de bananeira e de couro, que se assemelha ao arreio do cavalo do homem do campo. Essas questões são inspirações para o design”, ressalta.

Evento

Dois expoentes do design nacional, Leonardo Lattavo e Pedro Moog participam de um evento ao lado de Luciana, no dia 28 deste mês,  às 19 horas, no Marco. A dupla desenha para as principais fábricas de mobiliário do País e foi atração no Salão Internacional do Móvel de Milão – 2018, com sua cadeira Pantosh, em escala gigante, exposta em frente à Catedral D’uomo.

Serviço – A exposição e a palestra ocorrem no Marco, localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 6.000. A exposição tem entrada gratuita, enquanto o evento custa R$ 100,00.

Comentários

Últimas notícias