Voz do MS

Educação

Em MS, mais de 9 mil candidatos realizam a primeira prova do Enem neste domingo

jornalismo@vozdoms.com.br

Os candidatos regulares e pessoas privadas de liberdade irão fazer as provas do Enem neste domingo e no próximo (16)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 aplicado, oficialmente, em novembro do 2021, será reaplicado neste domingo (9) e no próximo (16). As provas de janeiro deverão ser feitas por estudantes que não conseguiram realizar o exame em novembro e por candidatos privados de liberdade (PPL). Os inscritos podem conferir o local de provas no portal do Inep, na Página do Participante.

Participantes isentos do Enem 2020 que não compareceram e participantes do Enem 2021 que perderam a primeira aplicação da prova porque estavam com sintomas de doenças infectocontagiosas, como a covid-19, ou porque houve falhas na inscrição, puderam fazer o pedido de reaplicação em novembro. Aqueles que tiveram a solicitação aceita não terão outra chance para prestar o exame da edição de 2021. Além disso, pessoas privadas de liberdade (PPL) ou que estejam cumprindo medidas socioeducativas terão a aplicação das provas feitas neste domingo. As provas do Enem PPL têm o mesmo grau de dificuldade do exame regular e ocorrem dentro das unidades prisionais.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Mato Grosso do Sul, são 9.663 pessoas inscritas para fazer a prova. Desse total, 8.555 são de pessoas que não conseguiram fazer o Enem em novembro de 2021, por motivos de saúde ou de logística, e para quem recebeu isenção da taxa de inscrição.

Em todo Brasil, mais de 340 mil candidatos estão inscritos para as provas, sendo 54.231 estão inscritos no Enem PPL, que é aplicado desde 2010 pelo Inep, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Além deles, são 280.145 os participantes que tiveram a taxa de isenção garantida. Somados a eles, segundo o Inep, estão os inscritos na reaplicação, 6.986 participantes que foram prejudicados de alguma forma na aplicação regular.

O cartão de confirmação de inscrição com as informações sobre data, horário e local está disponível na página do participante do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Horários

Neste domingo (9), os portões dos locais de aplicação serão abertos às 11h e fechados às 12h, em Mato Grosso do Sul. As provas começam às 12h30. Já o término da aplicação regular será às 18h. As pessoas que solicitaram determinados atendimentos especializados e tiveram as solicitações aprovadas poderão finalizar as provas após esse horário, como previsto em edital.

Lembrando aos participantes, que a única caneta aceita para preencher o Cartão-Resposta é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Nenhum outro tipo deverá permanecer sobre a mesa. Qualquer outro tipo de caneta, ou ainda lápis e lapiseira, deverá ser guardado dentro da embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, devidamente lacrada e acomodada embaixo da cadeira dos participantes.

Medidas contra a covid-19

Os participantes devem ficar atentos às regras de segurança para evitar a transmissão de covid-19. O uso de máscara facial cobrindo o nariz e a boca é obrigatório durante toda a realização das provas.

Candidatos devem ficar atentos ao Enem
Arte/ Agência Brasil

O participante pode levar um frasco de álcool líquido ou em gel. O produto será também disponibilizado em todas as salas. Também é permitido usar luvas transparentes ou semitransparentes durante a realização das provas. Todos esses equipamentos e itens de higiene próprios serão vistoriados. É recomendado, ainda, que cada participante leve sua própria garrafa de água para consumo.

Em caso de sintomas equivalentes à covid-19, na semana anterior ou na véspera da aplicação, a orientação é para que o inscrito não compareça ao local de provas.

Provas

Assim como no Enem regular, os participantes farão em dois domingos quatro provas objetivas de 180 questões, sendo 45 questões em cada área do conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, além da prova de redação.

O Enem regular foi aplicado nos dias 21 e 28 de novembro de 2021, tanto no formato impresso quanto no digital. Ao todo, mais de 2,1 milhões de candidatos em todo o país fizeram as provas.

As provas do Enem regular e da reaplicação são comparáveis, uma vez que as questões são retiradas do banco nacional de itens e também porque o Enem utiliza, na correção, a chamada teoria de resposta ao item. Esses fatores permitem que candidatos que tenham feito exames diferentes possam ser avaliados segundo os mesmos critérios e possam disputar vagas em universidades.

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Via Enfoque MS

Comentários

Últimas notícias