Voz do MS

Design e Fotografia

Dicas de fotografia de gastronomia usando apenas o celular

jornalismo@vozdoms.com.br

Muita gente aproveitou o momento de passar mais tempo em casa para se arriscar na cozinha, não é mesmo? E, cá entre nós, quem resiste à tentação de compartilhar suas criações gastronômicas nas redes sociais com os amigos?

Pensando nisso, reunimos dicas preciosas da fotógrafa paranaense Priscilla Fiedler para deixar os seus seguidores com água na boca! Priscilla é especialista no assunto e atua há mais de 10 anos como fotógrafa publicitária e gastronômica.

As dicas são para fotografar com o celular sem o uso de equipamentos profissionais, de forma bem caseira, mas usando técnicas profissionais. Os recursos são válidos para fotos do dia-a-dia e publicação em redes sociais.

Dicas aos ‘marinheiros’ de primeira viagem

  1. A primeira dica sem dúvida é a apresentação do seu prato, procure fazer o melhor acabamento, decoração, montagem e limpeza (limpe o prato ao redor, tire migalhinhas, molho escorrido ou pingado.
  2. Escolha o local bem iluminado, de preferência à luz natural, evite luz amarela de teto, ou luzes artificiais coloridas.
  3. Monte seu cenário, procure usar poucos itens e bem distribuídos, a composição da cena também é muito importante, você pode usar itens como utensílios de cozinha e ingredientes da receita como se tivesse acabado de finalizar, ou montar uma mesa posta como se já estivesse servindo.
  4. Importante escolher as cores dos seus itens de cena, procure montar com no máximo 3 cores e que combinem com a cor do prato, evite muitas estampas ou coloridos fortes demais, tiram atenção do protagonista que é sua receita. O melhor fundo pra foto são mesas de madeiras (envelhecidas melhor ainda), pedras tipo mármores, evite mesas de vidro (muito reflexo).

PASSO A PASSO

Cenário:

A composição do cenário é a parte onde são distribuídos os itens na cena. Para facilitar essa parte técnica, se oriente pela grade que aparece na sua tela do celular, parece um jogo da velha, se chama “Regra dos Terços”, tem 4 intersecções, cada uma é um ponto de visão pra onde seu olhar se direciona ao ver uma foto, procure colocar seu prato nos pontos de baixo e com bastante evidência, ou entre eles ou em cima deles.

E nos pontos de cima serão distribuídos os itens secundários, você pode colocar também algum item em primeiro plano, desde que consiga deixá-lo desfocado.

Itens claros, pratos na frente e poucos objetos ao fundo — Foto: Priscilla Fiedler

Itens claros, pratos na frente e poucos objetos ao fundo — Foto: Priscilla Fiedler

Ângulos:

Os mais comuns são de frente ou 45º, quando seu prato tem altura (nesse caso bolo) e a top view ou superior, aquela foto bem de cima quando o prato tem mais detalhes e informação nessa visão, como um prato executivo ou salada.

Iluminação:

Uma das etapas mais importantes, você pode ser ter feito o prato mais delicioso, suculento e saboroso, se errar a iluminação sua receita pode parecer algo sem graça e sem gosto.

A fotógrafa reforça a importância de uma boa luminosidade e da uma boa dica:

NUNCA tire foto usando luz ou flash do celular. Monte seu cenário usando a luz lateral na janela, é mais fácil, se posicionar a janela no fundo terá uma contraluz muito forte e a frente muito escura, terá que compensar a iluminação na frente com rebatedores na frente (placas brancas ou prateadas).

E lembre-se, nem sempre o sol é bom:

Se o sol estiver atingindo a cena, isso não é bom. Evite tirar foto com sol batendo direto, pode-se reduzir a luz solar com uma cortina ou usar um pedaço de papel manteiga ou vegetal e colar na janela. Isso irá reduzir a intensidade da luz, evitando sombras.

E para compensar a outra parte escura, pode grudar papel branco, isopor ou papel alumínio atrás de uma bandeja e posicionar de forma que reflita a luz da janela no prato, procure fazer brilhos em molhos e caldas desta forma:

Papel alumínio grudado na bandeja para refletir a luz; papel manteiga na janela para suavizar luz e sombras — Foto: Priscilla Fiedler

Papel alumínio grudado na bandeja para refletir a luz; papel manteiga na janela para suavizar luz e sombras — Foto: Priscilla Fiedler

Edição:

Pode usar para um retoque final, uma correção de luz e contraste, saturação, aumentar nitidez, corrigir cor. No entanto, a fotógrafa não aconselha o uso de filtros:

Eles podem alterar demais as cores do seu prato, um bolo Red Velvet pode virar um “Orange Velvet”, e para gastronomia as cores precisam ser reais para identificar melhor o sabor visualmente.

Como dica, ela sugere o aplicativo Lightroom e o próprio editor da sua rede social preferida, mas alerta para procurar fazer a melhor foto direto no clique e a edição apenas para correções extras e melhoramentos.

Priscilla ainda dá as últimas dicas para fechar a foto perfeita:

Procure mostrar texturas, isso instiga o sabor, corte o bolo e mostre a parte interna, as camadas, recheios e caldas escorrendo, pode finalizar o prato usando mãos na cena (ralando queijo, peneirando).

Da esquerda para direita: Lightroom ajustes básicos, Lightroom ajuste de corte e editor do Instagram — Foto: Priscilla Fiedler

Da esquerda para direita: Lightroom ajustes básicos, Lightroom ajuste de corte e editor do Instagram — Foto: Priscilla Fiedler

Via GSHOW

Comentários

Últimas notícias