Voz do MS

Saúde

Comissão é criada para acompanhar construção de hospital

Redação

[Via Correio do Estado]

Comissão Especial Estratégica para acompanhar a construção do Hospital Municipal de Campo Grande (HMCG) foi criada e os integrantes serão escolhidos pelo prefeito Marcos Trad Filho (PSD).

O grupo será composto por nove pessoas, sendo um presidente, um secretário e oito membros representantes de diversas Secretarias e da Procuradoria Geral do Município.

O objetivo da comissão é de acompanhar a execução de todas as fases do projeto, desde a captação de recursos a execução física.

HOSPITAL

A motivação para construção do hospital municipal se iniciou devido a frequentes paralisações dos serviços na Santa Casa de Campo Grande, em função das greves de profissionais. A parceria será entre o governo do Estado e a prefeitura.

Proposta semelhante já havia sido ventilada em 2013, pelo então prefeito Alcides Bernal (PP), mas o projeto nunca saiu do papel.

Conforme o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, tanto o governo estadual quanto o municipal estão descontentes com o serviço oferecido pelo hospital e a ausência de diálogo com a atual gestão. “Ficamos incomodados, porque é todo dia notícia de paralisação do serviço na Santa Casa e por falta de pagamento. Mas a Santa Casa tem recursos que ela recebe com regularidade e tem outras fontes de recursos. Então, ela tem condições de honrar esse compromisso com o corpo médico. Logicamente que o repasse do Estado pode ter um atraso pontual, mas ela não pode jogar a responsabilidade de problemas na gestão do hospital em cima do Estado e do município. Estamos fazendo o repasse com muito mais regularidade do que no passado”, garante.

Para resolver o problema, o gestor afirma que ambos os governos têm pensado em soluções emergenciais, além da construção do hospital, que exigirá um pouco mais de tempo. “Estamos pensando num plano B para a gente não ficar dependente da Santa Casa, nós estamos em Brasília discutindo isso. A única saída é contratação de serviços de outros hospitais, inclusive particulares, e em médio prazo, a construção de um hospital municipal”, disse o secretário.

Comentários

Últimas notícias