Voz do MS

MS

Com 16 casos neste ano, Governo lança campanha de combate ao feminicídio

Redação

[Via Correio do Estado]

A violência contra a mulher é crescente em todo o Brasil e em Campo Grande a realidade não é diferente. De 2015 até  hoje, 124 mulheres morreram de feminicídio, enquanto 164 foram vítimas, mas sobreviveram. De janeiro deste ano até hoje aconteceram 16 feminicidios em Mato Grosso do Sul, sendo que quatro foram na Capital e 12 no interior, conforme dados apresentados hoje durante o lançamento da Campanha Estadual de Combate ao Feminicídio.

"Se desenharmos um mapa vai mostrar que 60% do Estado tem casos de feminicídios consumados e tentados", explica a secretária especial da Cidadania Luciana  Azambuja.

Segundo a juíza Jaqueline Machado, o trabalho nas escolas é um diferencial para enfrentar o feminicidio e a violência contra a mulher. "Nós vemos muitos adolescentes com perfil de agressores. Eles tratam a namorada como propriedade. Estamos trabalhando em várias frentes para conscientizar e educar ", explica.

Segundo Luciana Azambuja, a campanha é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio das subsecretarias Especial de Cidadania e de Políticas Públicas para Mulheres com apoio da Assembleia Legislativo, Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e policias.

O feminicídio, assassinato de uma mulher pelo fato de ser mulher, foi tipificado como crime hediondo em março de 2015, por meio da Lei nº 13.104, que alterou o art. 121 do Código Penal.

Comentários

Últimas notícias