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Após reportagem, Procon encaminha Notificação Recomendatória para todas as autoescolas de MS

Redação
Número de reclamações sobre autoescolas dobraram em um ano

Após reportagem do Correio do Estado, no qual mostra as melhores e piores autoescolas de Campo Grande, conforme o Índice de Aprovação por Centro de Formação de Condutores (CFC), o Procon-MS encaminhou uma Notificação Recomendatória para todos os centros de formação do Estado.

A intimação, feita com o Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran), diz que é necessário que os alunos sejam informados de forma detalhada e escrita, os valores cobrados por aula excedente às 45 teóricas e as 20 práticas para cada categoria.

Além disso, os proprietários de autoescolas foram informados que os serviços oferecidos devem respeitar o limite da capacidade de cada empresa e que não devem ultrapassar o número de matrículas.

Os CFCs deverão entregar ao aluno uma cópia do contrato com as informações detalhadas com os valores de cada serviço e as taxas recolhidas do Detran.

Na notificação enviada, o Procon listou as principais reclamações, como o encerramento de atendimento sem qualquer aviso aos consumidores, o que pode gerar prejuízos a eles.

Também, disse que é comum que as autoescolas não forneça todas as informações aos alunos, não deixando claro os valores a serem cobrados pelos serviços contratados.

Os números de reclamações sobre autoescolas, no período de 1° de janeiro a 5 de outubro deste ano, dobraram em comparação ao mesmo período do ano passado.

Neste ano, a superintendência recebeu 250 reclamações de alunos. Em 2020 o número foi de 115, aumento de 54%.

A maior reclamação é sobre cobranças indevidas (69). Em seguida, contrato – rescisão/alteração unilateral (51);  SAC – resolução de demandas (47); serviço não fornecido (38) e descumprimento de prazos (24).

O superintendente do Procon, Marcelo Salomão, disse ao Correio do Estado que as reclamações são altas e que o órgão não consegue barrar as autoescolas no mercado devido a quantidade.

“O aluno tem que verificar qual empresa está contratando para realizar as aulas, conversar com outros alunos, verificar sobre os instrutores”, disse.

O superintendente alerta que, caso o consumidor se sinta lesado, deverá acionar o Procon imediatamente, pelo Reclame Aqui.

Via Correio do Estado

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