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Após licitação, instalação de estações de ônibus deve começar em 2020

Redação

[Via Correio do Estado]

Deve começar no primeiro trimestre de 2020 a instalação de cinco estações de embarque de ônibus nas ruas Guia Lopes e Brilhante, em Campo Grande. O extrato de homologação  da concorrência pública vencida pela LT Construções e Comércio foi publicado na edição de quinta-feira do Diário Oficial do município (Diogrande).

Essas duas vias integram os corredores sudoeste e norte do transporte coletivo, interligação dos terminais Bandeirantes, Aero Rancho, General Osório e Nova Bahia. A proposta vencida pela empresa é de implantar 16 estações por R$ 831,3 mil, preço 18,52% menor do que o pedido pela prefeitura, de R$ 1,019 milhão. Outras quatro empresas disputaram o certame.

Pelo planejamento da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), na rua Guia Lopes será instalada uma  estação na esquina com a rua Paissandu; na rua Brilhante, as outras quatro, nas esquinas com a Cyriaco Maymone, Mario Quintanilha, Manoel Proença e Marechal Deodoro.

Na avenida Bandeirantes serão sete estações, entre as ruas Nova Bandeirantes e Campinas;  entre a Manoel Cavalcante Proença e a Hermenegildo Pereira; entre as ruas Sebastião Maluf e a Tenente Antonio João; entre as Ruas Caiapós e Argemiro Fialho; entre a avenida Salgado Filho e a rua Brilhante e entre as ruas 26 de Agosto e Paissandu.

Já na Rua Bahia, está prevista a instalação de quatro  estações. A Rua Bahia é o primeiro braço do corredor norte onde está programado corredor exclusivo de ônibus entre as avenidas Afonso Pena e Coronel Antonino. Junto com as estações, será feita a sinalização vertical e horizontal, além de semáforos, que terá um tempo específico para o corredor do transporte. O objetivo é facilitar o tráfego de ônibus, que hoje tem uma velocidade média de 15 km/h.

CERTAME

A concorrência foi aberta em julho, conforme noticiou o Correio do Estado. As vias que vão receber as plataformas já estão prontas ou se preparando para receber obras de requalificação asfáltica para implantação de corredores exclusivos para ônibus.

O primeiro projeto de implantação de corredor exclusivo para ônibus está sendo executado nas ruas Brilhante, Guia Lopes, Marechal Teodoro e avenida Bandeirantes, região sudoeste. O projeto prevê requalificação num extensão de 12 quilômetros ao custo de R$ 23,5 milhões, provenientes do governo federal e da prefeitura.

Também com recursos federais, a prefeitura contratou, em maio, a empresa Equipe Engenharia para implantar corredor de transporte coletivo na rua Bahia, região central da Capital. O recurso investido será de R$ 4.392.305,41. A obra prevê a execução de 1 ,2 km de microdrenagem  e recapeamento de 1,75 km a serem executados até 2020.

Em setembro, cinco empresas foram habilitadas para concorrer à licitação: Marcozero Serviços de Arquitetura e Engenharia; Construtora Paulo Barboza, LT Construções e Comércio, Gomes & Azevedo e 7 Irmãos Comércio e Serviços.

Os corredores do transporte coletivo urbano de Campo Grande, com faixas exclusivas para ônibus, devem ajudar a diminuir em aproximadamente 20 minutos as viagens dos usuários. Os veículos trafegam pela Capital com velocidade média de aproximadamente 16 km/h, porém, após a finalização do projeto de transporte urbano, os ônibus poderão transitar com média de 25 km/h, de acordo com o Consórcio Guaicurus, responsável pelo serviço.

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