Votação começa com problema em apenas 7 urnas em todo o Estado, informa TRE
A votação que elege os novos prefeitos e vereadores em Mato Grosso do Sul começou às 8h e já registrou 7 ocorrências de problemas em urnas eletrônicas. Todos os problemas ocorreram no interior do estado.
Em Bataguasu, uma urna teve que ser substituída. Em Água Clara, duas urnas tiveram que ter o horário e a data ajustados, em Anastácio, uma das urnas também teve o mesmo problema. Outras três tiveram que ter a impressora ajustada, 2 em Bonito e 1 em Três Lagoas.
As seções votação serão liberadas somente as 8 horas, deste domingo (2), porém, precavidos, alguns eleitores já começam a ocupar a frente de pontos de votação em Campo Grande.
Na Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes, na Vila Sobrinho, já era possível ver uma pequena fila se formando, mesmo antes de os portões serem liberados.
Denúncias
Mesmo em dia de votação neste domingo (2), os eleitores podem denunciar alguma irregularidade eleitoral. As denúncias podem ser feitas por telefone, pela internet e por aplicativo do celular.
Até este sábado (1º), estava em funcionamento o Webdenúncia, que era possível fazer a denúncia pela internet, mas o mesmo foi tirado do ar e retorna em um possível segundo turno. Até o final da manhã de sexta-feira (30), este sistema havia registrado um total de 913 denúncias.
De qualquer forma, o eleitor pode denunciar por meio de aplicativo disponibilizado recentemente, o Pardal. Este não terá interrupção de registros e podem ser feitos a qualquer momento até o final do segundo turno, caso venha a ocorrer. Neste espaço podem ser enviadas fotos, vídeos e áudios.
Quem quiser denunciar pessoalmente pode se dirigir a sede do MPF (Ministério Público Federal), assim como pelo telefone (3312-7200), ou pelo site da instituição. Com relação ao interior do Estado, os interessados devem procurar o MPE (Ministério Público Eleitoral).
A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul) junto com outras entidades também vai disponibilizar o site (contraocaixadois.oabms.org.br) e o telefone (3318-4780).
Via Correio do Estado