Times do Estado disputam vaga na próxima fase da Copa do Brasil
Serc/UCDB e Operário/Douradina são as equipes representantes de Mato Grosso do Sul na competição
Em clima de decisão, equipes do futsal feminino Sul-mato-grossense disputam a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil.
Na segunda partida do confronto direto, Operário/Douradina precisa da vitória diante do Futsal Sem Drogas (MT), neste sábado, às 15h, no Ginásio Guanandizão.
Já a Serc/UCDB pode passar de fase empatando em partida fora de casa, contra o Clube Resenhas, neste domingo, no Ginásio Valério Luiz de Oliveira, em Goiânia(GO).
No confronto de ida da primeira fase da Copa do Brasil de Futsal Feminino, a Serc/UCDB venceu o Clube de Resenhas, por 1 a 0, jogando em Campo Grande.
A equipe do Estado estava com alguns desfalques para esta partida, Thaís, Maysa e a Kamila Lobo estavam passando por recuperação física.
As lesões das atletas foram causadas pelo longo número de jogos, em um curto período de tempo, decorrentes da Taça Brasil de Futsal, disputada em Campo Grande no mês de junho. Na qual a Serc/UCDB foi vice-campeã do torneio.
Segundo Luiz Fernando Borges (Nando), técnico da Serc/UCDB, a expectativa é de que todas as jogadoras estejam disponíveis para o jogo de volta. “A maioria das atletas está com a recuperação adiantada, acredito que vou levar todas as jogadoras para a viagem”, disse.
Sobre a partida neste domingo em Goiás, Nando acredita que o jogo deve ser decidido no detalhe, assim como foi no primeiro confronto.
“Esperamos que a gente consiga encaixar o jogo direitinho contra as adversárias, aproveitando os contra-ataques, temos de entrar focado para não tropeçar”, declarou Nando.
Para a Bruna Elisbão, capitã e fixa da Serc/UCDB, a partida diante do Clube Resenha deve ser mais aberta, pela necessidade da vitória para a equipe de Goiânia.
“Acredito que elas vão sair para cima, e nós vamos começar defendendo, mas, surgindo a oportunidade no contra-ataque, vamos para cima”, analisa Bruna.
Mesmo com a vantagem no placar agregado, a equipe experiente em grandes competições do futsal, enfatiza a necessidade de manter o que foi conquistado no Guanandizão. “O resultado está ao nosso favor, temos de ter inteligência e paciência para não perder as oportunidades”, finaliza a capitã da Serc/UCDB.
Só a vitória interessa
Precisando reverter a derrota, o Operário/Douradina joga pelo placar positivo no Ginásio Guanandizão.
A equipe sofreu no primeiro jogo uma derrota pesada fora de casa, por 8 a 2, contra o Futsal Sem Drogas(MT).
Alguns problemas foram enfrentados pela equipe, antes de viajar até Várzea Grande (MT), os quais explicam o resultado no dia do jogo, atletas do elenco do Galo não puderam comparecer na partida.
Com esse empecilho, apenas sete jogadoras enfrentaram o clube de Mato Grosso. Neste sábado, em Campo Grande, porém, todas as atletas do clube estarão disponíveis.
O técnico do Operário/Douradina, Luis Gustavo Paiva, analisa qual deve ser o comportamento da equipe no jogo decisivo. “Vamos tentar ser o mais equilibrado possível, sabemos que precisamos da vitória para forçar uma prorrogação, mas não podemos sair para atacar de qualquer maneira, com equilíbrio e muita concentração, vamos em busca da nossa vitória”.
O apoio da torcida operariana em um jogo tão importante pode contribuir para o Galo garantir a vitória. “A torcida nos empurra, eles estando presente será um fator a mais para conseguir a classificação”, reforça Luis Gustavo.
De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, só avança para a próxima etapa a equipe que ganhar as duas partidas (ida e volta) ou vencer o primeiro duelo e empatar o segundo, por qualquer resultado no saldo de gols.
Competição
A Copa do Brasil tem duração de cinco meses, com formato de confrontos regionalizados nas duas fases iniciais.
O campeonato organizado pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) é disputado em cinco etapas, no sistema mata-mata (eliminatório), em jogos de ida e volta.
Em caso de dois empates ou vitórias alternadas, o desempate acontece por meio de período suplementar de 10 minutos. Se o resultado igualado persistir, o confronto será decidido nos pênaltis.
Em cinco edições da competição, o maior campeão é a equipe do Taboão Magnus de São Paulo, bicampeão em 2019 e 2020.
Neste ano, a Copa do Brasil terá a participação de 15 clubes de nove estados.
O atual vencedor da Copa do Brasil Feminina é a Stein Cascavel (PR). O campeão da copa garante vaga para a Supercopa de Futsal, torneio que reúne os melhores times brasileiros da modalidade.
Equipes já disputaram competição
A Serc/UCDB e o Operário/Douradina já disputaram a Copa do Brasil de Futsal Feminino em outras ocasiões.
Na edição anterior, as equipes se enfrentaram nas quartas de final da competição. Dentro da quadra, a equipe da Serc/UCDB venceu o Operário, porém, por conta de uma irregularidade de uma atleta da equipe Universitária, o Galo avançou as semifinais, sendo derrotado nesta fase, pelo Stein Cascavel (PR).
Via Correio do Estado MS