Secretário Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento representa MS no maior fórum de agribusiness do mundo
Campo Grande (MS) – O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, representando o governador Reinaldo Azambuja, participou nesta segunda-feira (04) em São Paulo, Capital, do Global Agribusiness Forum – maior evento do setor no mundo. O GAF16 reúne, entre os dias 4 e 5 de julho, os grandes expoentes da agricultura mundial para discutir o tema “Agropecuária do Amanhã: Fazer mais com menos – Disseminando as bases do desenvolvimento sustentável”.
O objetivo é debater o futuro da agropecuária e a busca de alternativas aos desafios para o desenvolvimento sustentável. Entre os destaques desta edição, está o chefe de Agricultura da United States Trade Representative, Darci Vetter, apontando a importância do agronegócio no desenvolvimento. Já o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, abordará questões relacionadas à segurança alimentar e geopolítica.
MS no GAF16
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, afirmou que a participação de Mato Grosso do Sul na Global Agribusiness Forum foi importante, já que abriu precedente para conhecer o posicionamento do presidente em exercício, Michel Temer. “Temer destacou a importância do agronegócio e a ideia, a partir deste momento, é a retomada do crescimento do país, portanto, as medidas econômicas estão focadas nesta questão – o que interessa muito ao nosso estado.”
Jaime Verruck também salientou a política de expansão do agronegócio para novos mercados. “Outro ponto a ser ressaltado é a abertura de mercados ao agronegócio brasileiro – estratégia do governo federal que contribui sobremaneira com a do governo do Estado. O objetivo é o de buscar mercados com maior valor agregado para a nossa produção local”, explicou.
“A linha que estamos adotando em Mato Grosso do Sul – a do Carbono Neutro – é fundamental para o mercado internacional. Se obtivermos esse reconhecimento, vamos agregar valor ao conjunto da produção.”, complementou o titular da Semade.
Conteúdo
Integram a programação o ex-diretor geral de agricultura da Comissão Europeia, José Manuel Silva Rodríguez; o presidente da Nestlé Brasil (São Paulo/SP), Juan Carlos Marroquín; o ex-presidente da United States Grains Council e Maizall, Julius Schaaf; e o presidente da Embrapa (Brasília/DF), Maurício Antônio Lopes. Personalidades de outros segmentos da sociedade também fazem parte das discussões, além de Drauzio Varella, oncologista e autor de diversos artigos sobre qualidade dos alimentos, e de Nizan Guanaes, fundador do Grupo ABC, um dos maiores grupos de comunicação do Brasil. Os especialistas concedem suas visões sobre a importância e o posicionamento do consumidor diante do agronegócio.
Outros 40 líderes e especialistas contribuem com novas discussões do setor, debatendo assuntos como a promoção comercial, o desafio de abastecer o mundo; a produção sustentável, as projeções globais para a agricultura até 2050, entre outros.
O Global Agribusiness Forum tem transmissão ao vivo e pode ser assistido por qualquer plataforma digital. O evento acontece a cada dois anos e é realizado pela Datagro (Barueri/SP), SRB (São Paulo/SP), Abramilho (Brasília/DF) e ABCZ (Uberaba/MG).