Voz do MS

Geral

Secretário destaca combate à violência contra a mulher com foco na prevenção e qualificação de agentes

Redação

20160812094824__MG_0076-672x372

Campo Grande (MS) – Dando sequência na campanha “Agosto Lilás”, que está sendo realizada em comemoração aos 10 anos da Lei Maria da Penha, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa participou na manhã desta sexta-feira da abertura do seminário “Violência Contra as Mulheres, Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio”, que está sendo realizado a Acadepol, em Campo Grande.

José Carlos Barbosa destacou que a violência de gênero deve ser combatida, e um dos meios de conseguir isso é através da prevenção e da qualificação dos agentes de segurança pública. “O papel desses policiais e bombeiros no combate à violência contra a mulher é fundamental para disseminar a ideia junto à sociedade”, disse.

O secretário ressaltou ainda que a inclusão do debate sobre esse tema junto a sociedade pode contribuir para a criação de uma cultura favorável a não violência. Segundo dados apresentados por ele, em 2016 78,72% de mulheres que sofreram algum tipo de violência doméstica têm filhos, e desse total, 82,86% os filhos presenciaram essa violência.

“Nesses casos, o debate, a cultura de se discutir sobre o tema e a conscientização sobre a não violência pode ser importante para a redução desses números”, afirmou o secretário de segurança.

Idealizadora da atividade, a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja, destacou que o objetivo desse seminário é oferecer novos conhecimentos aos policiais civis, militares e do corpo de bombeiros, necessários para o atendimento especializado às mulheres vítimas de violência. “São os policiais, os bombeiros que prestam os primeiros atendimentos e dão suporte às vítimas de violência, e essa ação humanizada, qualificada e eficiente pode ajudar no enfrentamento à violência contra mulheres”.

Palestras

Durante o dia, serão realizadas quatro palestras com o enfoque na violência de gênero para um público de 40 pessoas, divididos entre policiais civis, militares e do corpo de bombeiros. A primeira teve início às 8h, com a historiadora e especialista em gêneros e políticas públicas, Rosana Monti Henkin.

Confira abaixo a relação das palestras que serão ministradas durante essa sexta-feira:

10h – Lei Maria da Penha; Ana Lara Camargo de Castro (Promotora de Justiça);

14h – Lei do Feminicídio; Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos (Promotor de Justiça);

16h – Apresentação do projeto “Mulher Segura”; Major Josafá Pereira Dominoni.

Ainda neste mês será realizado o mesmo seminário voltado para os policiais civis da Capital. A data da realização será no próximo dia 23, também na Acadepol, com representantes da DEAM, DEPAC’S, DEPCA E DEAIJ.

Estiveram presentes no evento o delegado-geral de Polícia Civil do Estado, Dr. Marcelo Vargas, e o diretor da Agepen, Dr. Ailton Stropa.

Texto: Leandro Ferreira | Sejusp

Fotos: João Garrigó

Comentários

Últimas notícias