Voz do MS

Saúde

Projeto de Lei que prevê o ensino do combate ao mosquito Aedes Aegypti nas escolas é aprovado pela Câmara

Redação

dengue

Foi aprovado ontem (14) durante a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei n° 8.198/16, de autoria do vereador Dr. Cury, que dispõe sobre o ensino de combate ao mosquito Aedes Aegypti nas escolas da Rede Municipal de Ensino – REME e outras providências.

O projeto visa combater a proliferação do mosquito, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya a começar ensinado as crianças e adolescentes o combate aos pontos de reprodução do Aedes. Para alcançar resultados mais efetivos a Lei também também institui a criação da Semana de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti dentro do período letivo e a capacitação dos professores e comunidade escolar sobre o tema.

Dengue, Zika e Chikungunya

dr cury discurso aniversario samu

Foto: Assessoria de imprensa

Em 2016, já foram registrados mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue em todo o Brasil. Os números da Zika também são alarmantes: de janeiro a junho foram registrados 161.241 casos da doença, já a Febre Chikungunya registrou 122.762 casos no mesmo período.
A prevenção ainda é uma das formas mais efetivas de combate ao mosquito transmissor dessas doenças, já que não existe vacina para disponível para nenhuma delas. Em Mato Grosso do Sul já foram registrados mais de 29 mil casos de dengue.
Para o vereador Dr. Cury, médico há mais de 40 anos. O ensino do combate ao mosquito é a melhor forma de garantir um futuro livre do Aedes Aegypti para o nosso Estado.

Prevenção e combate

Ainda não existe vacina ou medicamentos contra dengue, zika e chikungunya. Portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção pra aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).

Comentários

Últimas notícias