Voz do MS

Saúde

Postos de saúde de Campo Grande não receberam a vacina contra a dengue

jornalismo@vozdoms.com.br

Person receiving a vaccine

Com seu valor anunciando ontem (25) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitário) não deve chegar aos postos de saúdes de Campo Grande, nos primeiros meses a imunização ficará restrita a rede particular. Segundo a assessoria de imprensa da Secretária Municipal de Saúde Pública (Sesau) não há previsão de quando ou se as doses serão disponibilizadas para a população.

Segundo a assessoria de imprensa um estudo deve ser realizado sobre a viabilidade da compra das vacinas, ainda segundo a assessoria em alguns casos, como o da H1N1 o Ministério da Saúde repassa as doses as municipios, mas o Governo Federal já anunciou que não prevê a distribuição para a rede pública.
A Anvisa anuncio nessa quinta feira que o preço da vacina no Estado, considerando a carga tributária o valor de custo seria R$132,76. Para o consumidor final o valor deve ser maior.

A Vacina 

A vacina contra a dengue tem potencial para proteger contra quatro vírus da doença com uma única dose. Ela é produzida com vírus vivos, mas geneticamente enfraquecidos. Com os vírus vivos, a resposta imunológica é maior, mas como eles estão atenuados, não há potencial para provocar a doença.

A Sanofi-Aventis é, até o momento, a única empresa, no país, com registro de uma vacina contra a dengue, chamada de Dengvaxia®. O tratamento com a vacina inclui três doses, com seis meses de intervalo entre elas. Outras vacinas para a prevenção da dengue ainda estão sendo analisadas pela Anvisa, para que possam ser comercializadas no Brasil com segurança e eficácia.

 

Comentários

Últimas notícias