Voz do MS

Meio Ambiente

PMA autua assentado por armazenamento ilegal de madeira protegida por lei

Redação

Campo Grande (MS) – Policiais Militares Ambientais autuaram nesta segunda-feira (15) à tarde, um assentado por exploração ilegal de madeira nos lotes rurais do assentamento Conceição, localizado no município de Nioaque.

O agricultor, de 61 anos, residente no local, possuía grande quantidade de madeira armazenada em seu lote, explorada sem autorização ambiental. O produto vegetal das espécies aroeira (protegida por lei), e ipê era armazenado sem o Documento de Origem Florestal (DOF), que é o documento de licença para se transportar, armazenar ou utilizar qualquer tipo de produto florestal nativo.

Foram apreendidos 35 palanques, 129 estacas e 16 esticadores para cerca de madeira das espécies aroeira e ipê. O infrator foi autuado administrativamente e multado em R$ 3.417,00. Ele também responderá por crime ambiental, que prevê pena de um a dois anos de reclusão.

A portaria 83 N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

Assessoria PMA

Comentários

Últimas notícias