Voz do MS

Brasil

Pix alcança marca de 4 bilhões de transações financeiras

jornalismo@vozdoms.com.br
pix_marcello casal - agencia brasil

Para 2024 a aposta do Banco Central será na nova funcionalidade do Pix Automático

O Pix que em 2023 completou três anos e segundo dados do Banco Central é o preferido entre os brasileiros para transações financeiras, segue batendo recordes. São 148 milhões de usuários que fizeram ao menos uma movimentação. Somente em setembro foram quatro bilhões de transações.

A novidade para 2024 será o lançamento do Pix Automático que estará disponível para a população a partir do dia 28 de outubro conforme divulgado pelo BC. Com a rapidez e a eficiência do Pix a expectativa é que em breve ele substitua os outros meios como boleto e débito automático para Pix Automático.

“O Pix Automático permitirá que uma empresa receba pagamentos recorrentes de forma instantânea e automatizada, eliminando a necessidade de processos manuais e demorados, o que melhora a eficiência dos seus fluxos de caixa e reduz os riscos. Além disso, a instantaneidade é garantia de receita imediata ao recebedor, uma vez que o processo visa a substituição de meios de pagamento mais caros, burocráticos e demorados, como é o caso do boleto”, comenta Daniela Machado, diretora global de produtos e marketing C&M Software.

Além disso, o Pix também oferece opções como agendamento de boletos de forma recorrente. Como contas de água, luz, mensalidade, seguros, entre outras. 

“É novamente o Pix eliminando “man of the middle”, onde no modelo tradicional, já consumiu share dos cartões, e agora para contas recorrentes, receberá o percentual do boleto, DDA e débito automático; o que acaba sendo maior lucratividade na mão do recebedor e autonomia para o pagador”, afirma Daniela.

Veja as regras do Pix Automático

Os procedimentos necessitarão de autorização prévia (tanto para adesão quanto cancelamento)
Clientes (pessoas físicas) o serviço será ofertado
Empresas serão avaliadas por instituições financeiras
Não haverá cobrança de tarifas para o uso da nova funcionalidade

Atualmente é possível agendar o horário em que o Pix será realizado. O Banco Central informou que as instituições financeiras que não se adequarem a nova funcionalidade até o dia 28 de outubro de 2024, data do lançamento, podem ser multadas e sofrer punições. 
 

Outras marcas

Em outubro deste ano o Pix bateu o recorde e superou a marca de 160 milhões de transações em 24 horas. O Banco Central afirmou que a alta demanda não comprometeu o funcionamento do sistema, que permaneceu estável durante o período.

O recorde anterior foi registrado no dia 6 de setembro, 152,7 milhões de transações. 

Via Correio do Estado MS

Comentários

Últimas notícias