Patriarca da igreja ortodoxa vem à Capital e celebra missa em aramaico
[Via Correio do Estado]
O patriarca da Igreja Ortodoxa, Mor Ignátius Efrem II Karim, chega Campo Grande no próximo dia 2 de novembro e celebra no dia seguinte uma missa em aramaico — o idioma que era usado por Jesus Cristo. Esta é a primeira vez que Ignátius Efrem vem ao Estado. A última visita da autoridade máxima da igreja ortodoxa à Capital ocorreu em 2001.
Ao Portal Correio do Estado, um dos coordenadores da visita do patriarca e membro do conselho paroquial, Carlos Lucas Mali, contou que Ignátius Efrem e a delegação dele foram recebidos pelo presidente Michel Temer, na quarta-feira (27), e que a visita dos religiosos ao Brasil tem apoio do Ministério das Relações Exteriores.
O patriarca mora em Damasco, capital de um país que tem sido palco de diversos conflitos armados, a Síria. É por este motivo que, segundo Carlos Mali, “a luta dele [Ignátius Efrem] é pela paz”.
Ainda segundo Mali, “o ministério do patriarca tem sido marcado pela defesa dos cristãos perseguidos no Oriente Médio, especialmente em países como Síria, Iraque e Líbano, além do diálogo ecumênico e interconfessional”.
Mor Ignátius Efrem mantém orfanato patriarcal que abriga filhos de vítimas da guerra na região.
SOBRE A IGREJA
Malin explica que a Igreja Ortodoxa foi fundada, na cidade de Antioquia, por São Pedro no ano 37 DC, sendo a primeira Igreja Cristã fundada no mundo.
Em Campo Grande, a Igreja Ortodoxa São Jorge está localizada na Rua 14 de Julho. O templo foi construído na década de 60 e inaugurado em 1970. Desde a sua sagração, pelo então Patriarca à época S.S Jacob III, o pároco da Igreja é Monsenhor Antônio Nakkoud.