Voz do MS

Geral

Mudanças climáticas podem agravar pobreza no mundo, diz relatório

jornalismo@vozdoms.com.br

Pesquisadores indicam queda de 19% na renda global, impactando algumas áreas mais do que outras3

Ondas de calor recordes, enchentes graves e incêndios florestais agudos, agravados pela mudança climática, têm um preço colossal: uma redução de aproximadamente 19% na renda global apenas nos próximos 26 anos, segundo um novo estudo publicado na quarta-feira (17).

Esse golpe financeiro não afetará apenas os grandes governos e corporações. De acordo com a ONU, o mundo está caminhando para um ganho de quase 3ºC de aquecimento global no próximo século, mesmo com as políticas e metas climáticas atuais — pesquisadores também dizem que os indivíduos podem arcar com o ônus econômico.

Os científicos do estudo, publicado na Nature, afirmaram que a dor financeira no curto prazo é inevitável, mesmo que os governos aumentem seus esforços para enfrentar a crise agora.

“Esses impactos são inevitáveis, no sentido de que são indistinguíveis em diferentes cenários de emissões futuras até 2049”, disseram à reportagem, por e-mail, dois dos pesquisadores do estudo, Maximilian Kotz e Leonie Wenz, do Instituto Potsdam de Pesquisa de Impacto Climático.

No entanto, eles afirmam que ações imediatas para reduzir a mudança climática poderiam conter algumas perdas a longo prazo.

Via CNN Brasil

Comentários

Últimas notícias