Voz do MS

Dr. Cury

A morte evitável no trânsito

Dr. Cury
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Caros amigos (as),

estou estreando como colunista e não poderia deixar de abordar, como socorrista do SAMU, o tema: “A morte evitável no trânsito”. Pais e mães estão ficando precocemente sem seus filhos, por ocorrências, absolutamente, evitáveis no trânsito. Jovens, de 14 a 40 anos, têm como principal causa de morte a violência.

Você sabia que o SAMU leva diariamente 80 a 100 pessoas (em média) aos hospitais e que a causa é a violência? Você sabe qual o dia do ano mais violento? Por incrível que pareça é o Dia das Mães. Sabe por quê?

É quando em cada residência existe o consumo exagerado de álcool, esse que é sem dúvida o pior “tempero”, junto com outras drogas, para formarem a bomba da violência: ÁLCOOL + DIREÇÃO.

Perder um filho, filha, marido, mulher, amigo (a) transcende a dor pessoal e os custos hospitalares; o luto é eterno e àqueles que ficam, em boa parte das vezes, não conseguem se sustentar e, temporariamente, ficam à deriva.

Minha experiência em 11 anos como médico no Resgate do SAMU me mostrou um lado invisível e/ou imperceptível da violência, fazendo-me ver a dor incomensurável de quem ficou com sequelas para o resto da vida, bem como da família que perdeu seu ENTE QUERIDO.

Não se ACIDENTE!

Não PROVOQUE ACIDENTE!

Sua tolerância SALVA MUITAS VIDAS!

Bio

Comentários

Últimas notícias