Voz do MS

Política

Marquinhos Trad, do PSD, é reeleito prefeito de Campo Grande

Redação
Ele teve 52,58% dos votos dados a todos os candidatos e derrotou Promotor Harfouche, do Avante, que ficou em segundo lugar, com 11,58%.

Marquinhos Trad, do PSD, foi reeleito neste domingo (15), em primeiro turno, prefeito de Campo Grande. A vice-prefeita reeleita é Adriane Lopes (Patriota).

Com 100% das urnas apuradas por volta das 21h38, teve 218.418 mil votos, o que corresponde a 52,58% dos votos válidos e foi declarado vencedor pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS). O segundo colocado, Promotor Harfouche, do Avante, teve 48.094 mil votos, o equivalente a 11,58%.

Marquinhos votou por volta das 10h05, na escola municipal professor Virgílio Alves de Campos, no bairro Mata do Jacinto. Ele estava acompanhado de uma funcionária que trabalha na casa dele, além da filha, e demorou 2 minutos para votar.

Prefeito Marquinhos Trad votou na manhã deste domingo (15) em escola municipal de Campo Grande — Foto: Fabiano Arruda/TV Morena

Prefeito Marquinhos Trad votou na manhã deste domingo (15) em escola municipal de Campo Grande — Foto: Fabiano Arruda/TV Morena

Biografia

Marcos Marcello Trad tem 56 anos. Nasceu em Campo Grande. É filho do ex-deputado federal Nelson Trad (já falecido) e de Therezinha Mandetta Trad. Ele é casos com Tatiana Trad e pai de quatro filhas: Andressa, Aline, Mariana e Alice, além de avô de Lara e de Isabele.

Trad é advogado, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS) e presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do estado, além de professor universitário.

Iniciou a vida pública com secretário de Assuntos Fundiários na administração de André Puccinelli. Em 2004 foi eleito vereador de Campo Grande e em 2006 deputado estadual.

Na Assembleia Legislativa foi presidente das comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Defesa dos Direitos do Consumidor. Foi reeleito em 2010 e em 2014, quando foi o deputado mais votado de Mato Grosso do Sul.

Em 2016, foi eleito prefeito de Campo Grande.

Campanha

Desde que se lançou candidato a reeleição liderou as intenções de voto. Obteve apoio de outros 9 partidos (Patriota, PC do B, PSDB, PTB, Rede, PSB, Cidadania, Republicanos e DEM), formando a maior coligação do pleito. Essa composição assegurou também o maior tempo na propaganda para prefeito, com 3’10” no bloco e um total 932 inserções.

Marquinhos Trad, PSD, no horário eleitoral desta sexta-feira, 9  — Foto: Reprodução/TV Morena

Marquinhos Trad, PSD, no horário eleitoral desta sexta-feira, 9 — Foto: Reprodução/TV Morena

Fez uma campanha voltada para apresentar as principais realizações de sua gestão e um projeto de continuidade e ampliação do seu trabalho, inclusive, o nome da sua coligação “Avançar e fazer mais”, mostrou essa proposta.

Reunião de Marquinhos Trad durante campanha a reeleição a prefeitura de Campo Grande — Foto: Divulgação

Reunião de Marquinhos Trad durante campanha a reeleição a prefeitura de Campo Grande — Foto: Divulgação

Propostas

Entre as propostas apresentadas pelo prefeito reeleito para a área de educação está a construção de 11 escolas, oferecer aulas de inglês desde a 1ª série, reforço escolar e ampliação das atividades de esporte e cultura.

Na infraestrutura, Trad disse que pretende instalar luminárias LED em 100% da cidade, avançar na revitalização da avenida Ernesto Geisel até a avenida Manoel da Costa Lima e fazer 200 quilômetros de pavimentação e recapeamento em todas as regiões da cidade.

Na área de habitação, o prefeito reeleito disse que sua proposta é concluir a construção de 1.513 casas e apartamentos e fazer mais 2.800 moradias.

Já na segurança pública, disse que uma das prioridades para o próximo mandato é investir na capacitação dos membros da Guarda Civil Metropolitana e fazer concurso público para o preenchimento de mais 350 vagas na unidade.

Na área de gestão, seu projeto é levar a fibra óptica a todos os órgãos da administração pública e em espaços específicos destinados ao atendimento aos cidadãos.

Ele comentou ainda que pretende implantar um Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação, para em parceria, realizar pesquisas tecnológicas para o desenvolvimento de produtos e serviços de tecnologia da informação e comunicação.

Na área de saúde, o projeto do candidato é ampliar o número de equipes de saúde da família e ampliar o horário de funcionamento de unidades de saúde, algumas até às 22h.

Trad também pretende implantar um pronto atendimento veterinário (UPA-VET), criar um centro de triagem para atender cães e gatos vítimas de maus-tratos e também o programa animal comunitário para dar suporte a animais de rua, oferecendo microchipagem, vacina e castração.

Entre suas propostas para a área de turismo está a reestruturação e regulamentação de corredores gastronômicos e a realização de ações nas escolas municipais para a divulgação dos atrativos.

Para a juventude, um dos projetos apresentados pelo prefeito reeleito é mapear os pontos de atividades culturais e de lazer frequentados por eles e criar um circuito jovem, além de incentivar a juventude a promover grupos voltados a atividades de interesse social (ecologia, esporte, assistência social, saúde e arte, entre outros).

Entre as propostas para atendimento das mulheres estão a criação de uma plataforma digital de apoio a mulher, unificação dos registros das diversas fontes de informação sobre violência e ampliação da capacidade de atendimento na Casa da Mulher Brasileira. Outro projeto é a ampliação das ações da patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Metropolitana.

Via G1MS

Comentários

Últimas notícias