Federal deflagra operação contra caça ilegal em Mato Grosso do Sul
A PF-MS (Polícia Federal em MS) deflagrou nesta segunda-feira (18), uma operação ‘Canguçu’, contra caça ilegal em Mato Grosso do Sul, onde de início, visava dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal. A ação foi no Pantanal do município de Ladário, no coração do bioma, cidade satélite e irmã a Corumbá, capital pantaneira.
Conforme ratificou nesta manhã de terça-feira (19), a PF disse que as diligências foram cumpridas em investigação direta, que apura a prática do crime de caça ilegal. “Os trabalhos tiveram início após a localização do corpo de uma onça-pintada, morta com sinal de disparo de arma de fogo, no Rio Paraguai, no trecho localizado na cidade de Ladário/MS”, descreveu a PF em Corumbá.
A polícia afirmou que ontem, ainda não houve prisões, mas que diversos materiais foram apreendidos e passarão por perícia para que seja individualizada a autoria do crime apurado.
A PF solicita que caso haja alguma denúncia e alguém saiba de informações sobre este ou outros casos de competência da PF, que não demore para agir e entre em contato sem medo de ser identificado. “A Delegacia da Polícia Federal em Corumbá mantém canal de denúncias anônimas através do e-mail uip.cra.ms@pf.gov.br e do telefone 67 9 9202 8240”, pede PF.
Os nomes da PF
O nome da operação faz referência ao termo em Tupi-Guarani “akangu’su”, designação da ‘onça-pintada’, formado de a’kanga ‘cabeça’ e a’su ou u’su ‘grande’.
Via Enfoque MS