Voz do MS

Trânsito

Em quatro meses, casos de motoristas dirigindo usando o celular é 35,7% maior que ano passado

jornalismo@vozdoms.com.br

Infração é maior na Capital, onde foram registrados 6.052 casos de janeiro a abril de 2022

Dados do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) divulgados nesta segunda-feira (2), o número de autuações por conta do uso do celular ao volante nos quatro primeiros meses de 2022 já é de 35,7% maior que o mesmo período do ano passado.

De acordo com a diretora de Educação para o Trânsito, Elijane Coelho, esse aumento reflete o hábito recorrente das pessoas ficarem ligadas aos celulares mesmo em situações em que elas não deveriam.

“Esses dados representam o péssimo hábito dos condutores em Mato Grosso do Sul. Parece que as pessoas estão cada vez mais impactadas pelo tempo e pela pressa. Vivem com os olhos no celular e isso, mesmo quando estão dirigindo”, afirmou a diretora”, pontuou.

A diretora ainda comenta que o aparelho é um dos grandes vilões da segurança no trânsito, já que ele tira totalmente o foco, sendo que, segundo ela, tal atitude tem o mesmo efeito de dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas.

Os dados ainda mostram que os casos são muito mais recorrentes na Capital que nas cidades do interior do Estado, uma vez que, juntos, os municípios interioranos somam 5.365 casos deste tipo de infração entre janeiro e abril deste ano, já em Campo Grande tem 6.052.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê o uso de aparelho celular enquanto dirige é proibido e a infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 293.47 e aplicação de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

A diretora ainda destaca a importância da campanha do Maio Amarelo, que tem o objetivo de levar conscientização sobre segurança no trânsito para os motoristas e pedestres.

“A educação para o trânsito deve ser constante e isso nós entendemos. Mas no mês de maio foi eleito o mês de conscientização e por isso, trazemos à tona dados como esses”, afirma se referindo ao levantamento do Detran.

Com o tema “Juntos Salvamos Vidas!”, a  programação da campanha desenvolvida pelo Detran/MS terá palestras em empresas e escolas do ensino fundamental, para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), focando o comportamento de motociclistas por meio de uma concessionária de motos.

Também haverá abordagens educativas em vias estaduais e experiências com óculos simuladores de embriaguez nos dias 8, 15 e 22 durante o projeto Amigos do Parque, no Parque dos Poderes.

O ponto alto dessa programação deve ser a visita do Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, prevista para o dia 18, durante o Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito, etapa Centro Oeste, que segue nos dias 19 e 20.

Ainda no dia 18, o presidente deverá acompanhar uma simulação de resgate de acidentes nos Altos da Avenida Afonso Pena, uma realização do Corpo de Bombeiros.

Via Correio do Estado MS

Comentários

Últimas notícias