Em dois dias, chove 70% do volume esperado para o mês
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as tempestades já eram esperadas na Capital e devem voltar com intensidade no fim da semana
As fortes chuvas registradas no fim de semana em Campo Grande correspondem a 70% do volume esperado para todo o mês de março, conforme a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Andrea Ramos.
Conforme o serviço de monitoramento, na sexta-feira (11), choveu 102 milímetros em apenas 5 horas. Já no sábado (12) o volume foi de 106,2 mm. O esperado para todo o mês era de 149,6 mm. Do dia 1º ao dia 13 de março, o acumulado foi de 117 mm.
A meteorologista explicou que as chuvas dos dois dias são consideradas eventos climáticos extremos. “Vocês estavam há quatro dias sem chuvas na Capital, a atmosfera estava se aquecendo e proporcionou essa tempestade, esse evento extremo climático”, afirmou Andrea.
Segundo a especialista, esses fenômenos são normais no verão, mesmo que a estação já esteja no fim. “É normal que eventos assim aconteçam durante o verão, isso porque é uma estação muito quente e favorece a formação de nuvens e, consequentemente, de fortes pancadas de chuva como a de sexta-feira”, explicou.
O motorista José Eduardo Costa, 32 anos, relatou ao Correio do Estado que vivenciou a tempestade e se assustou com a situação da Avenida Salgado Filho, caminho que faz todos os dias para voltar para casa após o trabalho.
“Chuva é sempre bom, mas eu fiquei muito assustado, foi muita água em pouco tempo. Os bueiros estavam todos explodindo, jorrava água, não quero mais passar por ali em dias de temporal”, salientou.
Por fim, Andrea reforça que novas tempestades podem ocorrer neste fim de semana, entre os dias 18 e 20 de março. “Para esta semana, há a possibilidade de pancadas de chuva. Já no fim de semana há chances de novas tempestades”, alerta.
Via Correio do Estado MS