Voz do MS

Política

Em Campo Grande, secretário de Fazenda lidera encontro que debate finanças estaduais no Brasil

Redação

MG_3378-copiar

Campo Grande (MS) – Acontece nesta quinta (30) e sexta-feira (1º), em Campo Grande, a 48ª reunião ordinária do Grupo de Gestores de Finanças Estaduais (Gefin), um dos principais órgãos de assessoramento do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que é responsável pelo acompanhamento das questões fiscais e financeiras de ordem nacional, com impacto nas finanças dos estados brasileiros. O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul (Sefaz). O titular da pasta, Marcio Monteiro, abriu a reunião, que conta com as presenças de representantes do Ministério da Fazenda, da Secretaria do Tesouro Nacional e de técnicos de mais de 20 estados da Federação.

Formado por subsecretários, contadores gerais e assessores de secretarias de Fazenda e de Finanças dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal, o Gefin objetiva a busca pelo equilíbrio fiscal das contas públicas estaduais, o desenvolvimento e a disseminação de técnicas de finanças e o intercâmbio de experiências, soluções e sistemas nas áreas de programação e gestão financeira, execução orçamentária e financeira, escrituração e consolidação de contas, transparência fiscal, dívida pública, receita e despesa pública, gestão fiscal, legislação e qualidade do gasto público.

Segundo Marcio Monteiro, o Grupo de Gestores se reúne em períodos que antecedem os congressos do Confaz. “Os encontros do Gefin promove trocas de experiências entre os estados e também busca padronização das ações técnicas de todos os estados. Aqui vamos fazer uma reunião de trabalho, onde são desenvolvidas ações e procedimentos, pactuando modelos de controle que servem para o Brasil todo”, exemplificou o secretário.

Comentários

Últimas notícias