Voz do MS

Geral

Conflito entre indígenas e fazendeiros já causou morte no Estado

jornalismo@vozdoms.com.br

Arte-CONFRONTO

Confronto entre índios e fazendeiros em Caarapó, cidade a 273 quilômetros de Campo Grande, que começou na terça-feira (14) causou a morte de um indígena Guarani-Kaiowá e deixou outros seis feridos, entre eles um menino de 12 anos que foi atingido por um tiro na barriga.

O indigena Guarani-Kaiowá, Cloudione Rodrigues Souza, 26 anos era agente de saúde e filho de uma das lideranças da aldeia.

Segundo relatos do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e do Instituto Socioambiental (ISA), um grupo de cerca de 70 fazendeiros atacaram os indígenas a tiros na Fazenda Yvu, vizinha à reserva Tey'i Kue, depois que os indigenas invadiram a fazenda Ivu, , no domingo (12).

Esse território,chamado de Toropaso, reivindicado pelos indígenas, foi identificado pela Funai em maio como terra indígena, mas ainda não teve a demarcação confirmada.
“Esse ataque é fruto da leniência e da lentidão do Estado Nacional em resolver a demarcação das terras indígenas. Outras áreas de retomada como Te’yjusu e Pindo Roky também foram vítimas de violências”, disse o antropólogo Diógenes Cariaga, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em declaração divulgada pelo ISA.

Procurado, o Ministério Público Federal no estado informou que representantes do órgão já foram deslocados para a área. O Ministério da Justiça foi contatado para comentar o ocorrido, mas não respondeu até a publicação da matéria.

Comentários

Últimas notícias