Voz do MS

Capital

Com ventos de 20,5 km/h, forte vendaval atinge Campo Grande e temperatura despenca 9 graus

jornalismo@vozdoms.com.br

O domingo amanheceu ensolarado com máxima de 34ºc, mas neste início de tarde um forte vendaval atingiu a Capital e os termômetros caíram para 25ºc

Um forte vendaval atingiu Campo Grande no início da tarde deste domingo (3). A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada na região do Aeroporto Internacional, verificou ventos de 5,7 m/s, aproximadamente 20,5 quilômetros por hora. 

Na primeira hora da tarde, por volta das 13h, foi verificado um volume de 5 milímetros, conforme o mesmo Inmet. A temperatura teve uma queda brusca no mesmo período, caiu de 34,1ºC para 25,1ºC, com sensação térmica de 21,1ºc.

Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as instabilidades ocorrem em razão da aproximação de uma frente fria oceânica, aliado ao fluxo de calor e umidade vinda da Amazônia.

O domingo amanheceu com céu aberto em Campo Grande, com o termômetro marcando temperatura máxima de 34ºC, mas rapidamente o cenário mudou no início da tarde de hoje. 

Alerta de tempestade

O Inmet  renovou o alerta de tempestade para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul com previsão de chuva entre 20 e 50 mm (milímetros) em 24 horas, ventos intensos (de 40 a 60 km/h) e queda de granizo, raios e rajadas de vento.

A equipe de reportagem do Correio do Estado percorreu alguns dos bairros mais atingidos pelo vendaval, na Capital. Entre eles, Jardim Aeroporto, Jardim Imá, região central, Monte Castelo e Vila Progresso, em que houve queda de árvores, danificações em telhados e muros, além da falta de energia pontual. 

Cabe destacar, que devido a tempestade com chuvas e vendavais, há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de alagamentos. O alerta termina às 9h de amanhã (4). 

Em caso de emergência, a população deve ligar para a Defesa Civil pelo 199 ou para o Corpo Militar de Bombeiros pelo 193. Em caso de falta de energia elétrica, o telefone disponibilizado pela Energisa é o 0800 701 0326.

Via Correio do Estado MS

Comentários

Últimas notícias