Voz do MS

Cultura

Centro da Capital se transforma em festa paraguaia durante Calçadão Cultural da Barão

jornalismo@vozdoms.com.br
F

Foto: Mário Bueno

Foto: Mário Bueno

esta, alegria, sorrisos e muita música paraguaia. Foi com essa energia que o grupo Colônia Paraguaia Danças Folclóricas se apresentou na manhã deste sábado (18) no calçadão da Barão durante o projeto Calçadão Cultural, promovido pela Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac).

O projeto Calçadão Cultural tem como objetivo aproximar os campo-grandenses de espetáculos culturais, levando para a rua um pouco da produção artística produzida em Campo Grande, cidade formada pela mistura de raças e etnias e que, por essa característica, oferece as condições para um caldo cultural rico em várias nuances.

“A colônia Paraguaia é muito numerosa aqui no Estado e em Campo Grande principalmente. Para nós é uma oportunidade de mostrar nosso trabalho e cultura que é forte e representa nosso Estado. É uma excelente oportunidade oferecida pela prefeitura, onde paraguaios e brasileiros se unem para mostrar o que há de melhor na cultura local”, destacou a coordenadora do grupo “Colônia Paraguaia Danças Folclóricas” Luciene Bicudo.

O grupo foi criado em 1º de maio de 2011 com o objetivo de manter e divulgar a cultura paraguaia por meio da dança. O grupo é formado por crianças, adolescentes e adultos comprometidos com a divulgação do ensinamento que lhes é transmitido pelo mestre coreógrafo Zenon Sanabria Fretes, de Concepcíon no Paraguai. Uma vez ao mês, ele presta assessoria, trazendo o verdadeiro folclore paraguaio, o que o torna o único grupo do Estado que apresenta essas características.
A vendedora Márcia Calisto, 33, foi ao centro fazer compras e parou para ver de perto a apresentação dos dançarinos no Calçadão da Barão. “É muito bonito e nos faz lembrar o quanto nossa cultura deve ser valorizada e respeitada. Para as pessoas é uma oportunidade única de ver dançarinos tão bonitos e ouvir um som tão envolvente como é a música paraguaia. Parabéns pela iniciativa da prefeitura que investe entre tantas outras coisas importantes, também na cultura da nossa cidade”, disse Márcia.
No projeto Calçadão Cultural também foram feitas exposições itinerantes Poesias em Quadrinhos, criado pelo Coletivo Bigorna, em comemoração ao centenário do poeta Manoel de Barros. Essa exposição estará presente durante todo o ano nos eventos da Fundac.
Comentários

Últimas notícias