Voz do MS

Empreendedorismo

Avançando nas parcerias com o setor produtivo

jornalismo@vozdoms.com.br

Em Entrevista do Mês, presidente do Sistema Fiems, Sérgio Longen, fala sobre retorno à presidência do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS

O Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS (CDE) é um grupo composto por entidades do setor produtivo e do poder público, que trabalha em prol dos pequenos negócios. No dia 1º de fevereiro, o presidente do Sistema Fiems – Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, Sérgio Longen, foi reconduzido à presidência do CDE, após um período licenciado. Para comentar sobre o retorno e expectativas, o quadro Entrevista do Mês, da Agência Sebrae de Notícias, conversou em fevereiro com o presidente. Confira abaixo.

Como avalia este momento?

Após quase dois anos desafiadores para a economia, podemos notar um momento mais positivo, que se deve ao avanço da vacinação. Parte dos setores econômicos que paralisaram suas atividades, gradativamente, foram retomando a oferta de produtos e serviços para os consumidores. A retomada é importante, e o Sebrae é uma grande ferramenta, e associado ao Sistema S – Sistema Fecomércio, Sistema Famasul, e ao próprio Sistema Indústria, ampliamos o atendimento às pequenas e médias empresas.

Existe uma prioridade nos projetos, a partir de agora?

Já temos diversos projetos planejados e em execução dentro do Sebrae e a ideia é associar um pouco dos parceiros. Os projetos do Sebrae para 2022 contemplam praticamente todos os municípios do nosso Mato Grosso do Sul. Iremos agregar o Sesi/Senai, Sesc/Senac, Senar, e outras instituições, com o objetivo de avançarmos em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

O Cidade Empreendedora é o principal projeto do Sebrae para este ano. Como o senhor vê essa iniciativa?

As ações promovidas pelo programa Cidade Empreendedora, foram construídas com base em informações. Realizamos no ano passado, pesquisas socioeconômicas, vimos a necessidade de cada região e, as iniciativas trazidas agora, vem para dar o suporte necessário para as pequenas e médias empresas. É um trabalho que tem um retorno garantido no apoio ao desenvolvimento dos nossos pequenos negócios.

Destaco também a importância da integração dos trabalhos. Por exemplo, as nossas carretas do Sesi/Senai, equipadas com maquinários de ponta, estão nesse projeto, levando capacitação para a população. É um programa de extrema importância, vejo que os prefeitos, a grande maioria está envolvida no projeto. Os que não estão, ainda, têm buscado, cada vez mais, conhecer o projeto e levar para os seus municípios.

Qual a sua mensagem final?

As perspectivas estão melhores para este ano. Temos uma forte parceria entre setor público e privado para apoiar as pequenas empresas, que por sua vez, crescem e geram emprego e renda, o que dá suporte ao desenvolvimento do nosso Estado.

***

Sérgio Longen é empresário, presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS) e presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS.

Via Ascom Sebrae MS

Comentários

Últimas notícias