Chuva forte e volumosa continua em todo o MS até a quarta-feira, alerta Cemtec
Mato Grosso do Sul está em alerta máximo para a ocorrência de tempestades e chuvas volumosas desde o início do final de semana
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) a previsão aponta para pancadas de chuva de intensidade moderada, acompanhadas de raios em locais isolados pelo menos até às 10 horas de quarta-feira (28).
Ao longo das últimas 72 horas, São Gabriel do Oeste e Mundo Novo registraram o maior acúmulo de chuva de todo o Estado,cm respectivamente 60,6 mm e 55,6 mm.
Além dessas, também tiveram uma grande quantidade de chuva as cidades de Nova Alvorada do Sul (44,5 mm), Camapuã (40,0 mm), Rio Brilhante (39,8 mm), Itaquiraí (36,0 mm) e Maracaju (34,2 mm).
O Cemtec reforça que são esperados acumulados de até 100 milímetros de chuva, com destaque para as regiões Centro-Sul e Leste do Estado. As tempestades podem ter queda de granizo em algumas cidades.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para para a ocorrência de ventos intensos, de 60 a 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos..
A previsão para esta terça-feira é de mínima de 20°C e máxima de 30°C em Campo Grande.
Já em Dourados, a variação será de 18°C e 24°C.
Para Corumbá, na região do Pantanal, a máxima pode chegar a 34°C, com mínima de 22°C.
Em Ponta Porã, na região de fronteira, a mínima prevista é de 17°C e máxima de 23°C.
O que fazer na tempestade?
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Via Enfoque MS