Alunos da escola municipal recolhem mais de 5 mil pilhas e baterias em ação ambiental
Competição tem o objetivo de conscientizar alunos sobre os riscos do descarte incorreto no lixo eletrônico
Os alunos da escola municipal Nicolau Fragelli, em Campo Grande, recolheram mais de 5 mil pilhas e baterias em uma ação de conscientização ambiental promovida dentro da Gincana do Nico, atividade pedagógica que envolve atividades recreativas e premiações organizadas pela equipe escolar.
O diretor da instituição, Rosivaldo Oliveira, conta que foram recolhidas 5.653 pilhas e baterias e as competições antecedem a festa junina, que será realizada neste sábado, e o recesso escolar de julho.
“Nós envolvemos uma questão ambiental na gincana por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente e fizemos uma campanha de arrecadação de pilhas e baterias porque é um dos materiais que mais as pessoas descartam de forma errada e são muito prejudiciais”, explica Oliveira.
A equipe vencedora ainda não foi divulgada porque a gincana envolve outras competições, mas, o Rosivaldo adiantou que uma das salas arrecadou mais de 2 mil pilhas e baterias e ganhará 25 pontos na contagem final da gincana.
O diretor ainda relatou que o objetivo principal da atividade foi alcançado, independente do resultado, porque envolveu a família e outras pessoas do círculo social das crianças, que contribuíram recolhendo o lixo eletrônico que tinha em casa.
Bárbara Figueiredo Fonseca, de 9 anos, faz o 4º ano no Nicolau Fragelli e está animada com as competições e com a festa de amanhã. Ela conta que acredita que sua sala irá ganhar a campanha das pilhas.
“Sim, eu acho que vou ganhar porque eu trouxe 15 pilhas e a garrafa da nossa sala chegou a transbordar de tão cheia”, afirmou.
Já Carlos Eduardo Macena Marques, de 11 anos, está no 5º ano e disse que aprendeu bastante coisa durante as aulas de Ciências em que a professora ensinou sobre o descarte correto do lixo.
“Não devemos descartar as pilhas de qualquer jeito porque elas geram doenças e contaminam o solo. Temos que preservar o meio ambiente”, pontua.
A disciplina mencionada pelo aluno é dada pela professora Juliana Maria Ferreira. Ela explica que, muito além da competição e do passeio como prêmio para a sala vencedora, o aprendizado está em dar a consciência ambiental para os alunos
“O que tem dentro da pilha é prejudicial porque o chumbo e o mercúrio são metais pesados e podem contaminar o meio ambiente. Então, ensinamos os alunos sobre o descarte correto de cada material, que eles podem prejudicar o solo e as águas e é uma preocupação que devemos ter”, conclui.
Local de Entrega Voluntária
A escola é um Local de Entrega Voluntária da concessionária de recolhimento de lixo da Capital e recebe descartes eletrônicos como pilhas, baterias, carregadores e cabos de aparelhos para dar uma destinação correta. Basta que a pessoa leve o material até o local em horário comercial para que ele seja recolhido.
Serviço
A escola está localizada na avenida Euler de Azevedo, 116, no bairro São Francisco e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.
Festa Junina
A festa junina da escola é aberta para a comunidade no geral e será realizada neste sábado, das 11h00 às 16h00, e cada convite custará R$ 3,00.
Via Correio do Estado MS