Operação da Polícia Militar teve média de 91% de atendimento nas ocorrências
Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve a redução de 30% no número de chamadas via 190
Programa Obtenção de Capacidade Operacional Plena (OCOP), da Polícia Militar, alcançou 91% de média de atendimento nas ocorrências entre os dias 12 a 19 de julho de 2021, a primeira semana de funcionamento.
De acordo com a PM, nos dias 12 e 13 de julho foi 100% de êxito no empenho das viaturas para atendimento da comunidade. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve a redução de 30% no número de chamadas via 190.
O acionamento via Centro Integrado de Operações Policiais (CIOPS) possibilitou também queda no tempo-reposta das solicitações.
A PMMS alegou que, no sábado (17), atendeu uma ocorrência de roubo na região central, onde o autor estava com uma pistola e assaltou dois veículos. Do instante que a primeira vítima acionou o 190, até a chegada da viatura operacional, o lapso temporal foi de um minuto.
O comandante do Policiamento Metropolitano, coronel André Macedo explica que as viaturas estão setorizadas.
“Essa setorização tem por base diminuir a área de atuação delas, para que possa ter um planejamento e uma execução muito mais eficaz, que tenha uma proximidade ainda maior com a comunidade onde eles estão trabalhando”, disse.
Além do atendimento com as equipes de rádio patrulha, a PMMS atende a população com as Unidades Especializadas.
Entre elas, o Batalhão de Polícia Militar de Choque, Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Esquadrão Independente de Polícia Militar Montada (Cavalaria), Batalhão de Polícia Militar de Trânsito e Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv).
Estas unidades fazem a cobertura do policiamento, atuando em situações que necessitam de apoio especializado.
Via Correio do Estado