[Via Correio do Estado]
A forte chuva desta quarta-feira (3) voltou a evidenciar pontos críticos de Campo Grande que sofrem com problemas de drenagem há anos e continuam sem solução definitiva. De acordo com o secretário de infraestrutura da Capital, Rudi Fiorese, equipes de limpeza e reparo estão focadas nesses pontos e outros grupos volantes rodam a cidade fazendo reparos específicos e pontuais.
Conforme o secretário, os pontos mais afetados foram na Via Park, cruzamento da Rachid Neder com Ernesto Geisel, na própria Ernesto Geisel em frente ao Centro de Belas Artes, e na Marques de Herval. “Esses são os principais pontos. Não temos ainda uma estimativa de prejuízo de valor, mas com certeza vai ser um número significativo”, citou Rudi.
“Estamos concentrando todas as equipes para fazer a recuperação e limpeza o mais rápido possível. Estamos com equipe em todos os pontos citados, inclusive já repondo o asfalto onde danificou para entregar para a população o mais rápido possível. Foram mais de 30 árvores e 500 pessoas atuando entre equipes de limpeza e tapa-buraco”, detalhou o secretário.
Ainda conforme Rudi, em alguns pontos da cidade há obras de bacias de contenção que devem auxiliar na drenagem das águas pluviais. “Quando chove muito e em pouco tempo, esse volume chega muito rápido aqui [Rachid Neder]. Nós temos no [Córrego] Segredo duas bacias de contenção, que estão ajudando, senão o problema seria até maior, tanto que no período de chuvas no início desse ano nós não tivemos nenhum alagamento aqui. O que falta para minimizar esse problema é essa bacia de retenção que a gente vai fazer na Mato Grosso e o lago do Parque das Nações Indígenas funcionar como uma bacia de retenção, segurando a água no momento mais forte da chuva e soltando depois”, disse.
Além do que já está em execução, a prefeitura planeja novas ações. “Temos alguns estudos de necessidade de execução dessas obras de bacia de retenção. Fizemos uma estimativa de R$ 120 milhões para fazer algumas dessas bacias e resolver esses problemas. Estamos atentos para que quando tenha alguma linha de financiamento em algum organismo para que a gente consiga captar esse recurso e resolver esses problemas”, concluiu.
ENERGISA
A concessionária de energia responsável pela Capital informou que nesta quarta-feira teve um aumento de 320% no volume de atendimentos comparado a um dia normal. Ao todo, os bairros Jardim Leblon, Guanandi, Portal Caiobá, Centro, Nova Lima, Jardim Centro Oeste, Mata do Jacinto e Nova Bahia foram atingidos e tiveram interrupção no fornecimento de energia.
Algumas residências e estabelecimentos comerciais dessas regiões continuam sem luz ainda nesta manhã. Equipes da Energisa estão trabalhando desde ontem para restabelecer o fornecimento.
Fechado mais cedo ontem, por volta das 18h30, por conta dos estragos da chuva, o Parque das Nações Indígenas voltou a funcionar normalmente hoje. Conforme o Governo do Estado, responsável pelo parque, a energia elétrica do local foi restabelecida e hoje há 14 funcionários trabalhando na limpeza das trilhas internas e dos quiosques.
Ainda segundo o governo, o serviço que deve demorar mais tempo é a limpeza do lago, por conta da sujeira e sedimentos carregados pela água.