Voz do MS

Viagens

SÃO LUÍS, A JAMAICA BRASILEIRA

Viagens e Turismo

[Via Lugares Pelo Mundo]

Você sabia que São Luís, capital do Maranhão, é conhecida como a Jamaica brasileira? O apelido veio por causa da influência que o reggae exerce e pela quantidade de ouvintes do estilo musical. O ritmo, que nasceu na Jamaica, atuou, e ainda hoje atua, fortemente na construção cultural da cidade.

Crédito: Lyssuel Calvet / Visualhunt

O reggae chegou por lá na década de 70, e seu balanço foi conquistando adeptos por onde passava. Em pouco tempo já tinha dominado as festas e casas noturnas, que até então tocavam merengue e salsa. Na primeira metade da década de 1980, o reggae chegava às rádios e às ruas. Dessa forma, forma-se paredões de caixas de som pilotadas por DJs em meio às ruas e praças, semelhantes aos Sound Systems jamaicanos, verdadeiros espetáculos ao ar livre.

Crédito: Governo Maranhão – Nael Reis

Desde então o gênero musical se enraizou de tal forma na terrinha que até hoje é um elemento essencial da cultura contemporânea do estado. A  maneira do maranhense de falar, vestir e, principalmente, dançar foi influenciada.

Não é exagero dizer que São Luís é o maior polo de cultura reggae fora da Jamaica. É possível curtir e dançar em bares e barracas de praia. Os maranhenses em geral, principalmente da capital, não apenas absorveram, mas também diversificaram o gênero musical, inclusive na versão eletrônica.

Museu do Reggae

Crédito: Embratur

Inaugurado ano passado, o museu em São Luís é o primeiro museu do reggae fora do país caribenho. A exposição conta toda a trajetória da música jamaicana no estado. Está localizado na Praça do Reggae, tradicional espaço de radiola de reggae da cidade. Entre o acervo do museu, estão discos de vinil, gravações em vídeo, fotografias, roupas e acessórios.

Sobre o Reggae

De origem jamaicana, o reggae é resultado da mistura de ritmos africanos, indígenas e europeus. A música foi usada pelo povo para exprimir o descontentamento com problemas que os país enfrentava, como o desemprego, a falta de moradia e as condições de trabalho precárias.

Considerado o precursor e rei do reggae, Bob Marley fez conhecido o estilo, e em suas músicas atrelava a filosofia rastafari, manifestando  sentimentos de rebeldia e revolução. Projetou um movimento pelo mundo de luta e denúncia.

O reggae tornou-se então mais do que simplesmente um ritmo para entretenimento, mas também a materialização da força do povo africano. E desperta naqueles que escutam o mesmo sentimento de liberdade no qual foi concebido.

São Luís, a Jamaica brasileira

Comentários

Últimas notícias