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Aposentados têm até novembro para aderir ao acordo com INSS

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Até a última sexta-feira, 41,5 mil atendimentos foram realizados em Mato Grosso do Sul

Com 41,5 mil atendimentos realizados em Mato Grosso do Sul, os primeiros ressarcimentos de valores debitados indevidamente das contas de aposentados e pensionistas do INSS começaram a ser pagos na quinta-feira (24) e seguem até novembro. Desde o início da ação, mais de 2,5 milhões de atendimentos já foram realizados nas agências da empresa.

Somente na segunda-feira (21), quando foram anunciados os lotes de pagamento pelo governo federal, foram registrados mais de 150 mil atendimentos, volume acima da média, desde o início da ação.

Nas principais unidades, a empresa disponibilizou guichês exclusivos e senhas específicas para o atendimento de aposentados. A estatal continuará atuando nos próximos meses para garantir um atendimento ágil, especialmente para quem necessita de contato presencial.

Acolhimento e inclusão  

O trabalho realizado nas agências dos Correios foi acompanhado de perto pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, que visitou uma unidade em Taguatinga (DF) nessa quinta-feira (24).

“Foi uma parceria acertada, porque os Correios têm capilaridade, as agências estão espalhadas por todos os municípios, do país inteiro. Portanto, é uma potência em termos de distribuição. Temos expectativa de que esse índice de atendimento, que já chegou a 2,5 milhões de aposentados e pensionistas, ainda cresça bastante”, declarou o ministro Wolney Queiroz.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacou a importância do acolhimento que está sendo prestado pelos atendentes da estatal em todo o país. “Estamos priorizando a atenção aos idosos. Na oportunidade, quero agradecer a todas as empregadas e empregados que estão atuando na linha de frente nessa grandiosa ação social de apoio aos aposentados e pensionistas. Seguimos disponíveis e de portas abertas para garantir mais esse direito aos segurados”, comentou o gestor.

Os Correios seguem oferecendo, até novembro, os seguintes serviços:

  • Consulta sobre descontos no benefício
  • Contestação de descontos não autorizados
  • Confirmação de descontos autorizados
  • Após 15 dias úteis, validação ou contestação da Resposta da Entidade Associativa
  • Adesão ao acordo de ressarcimento

Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto. Caso o segurado não possa comparecer, é possível nomear um representante legal devidamente identificado ou um procurador com procuração válida.

Em parceria com o INSS, os Correios iniciaram o atendimento aos beneficiários em 30 de maio. O serviço foi idealizado especialmente para quem tem dificuldade com canais digitais.

Na primeira fase, aposentados e pensionistas puderam consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos. Na segunda etapa, foi possível verificar as respostas das entidades responsáveis pelos descontos.

A iniciativa ampliou significativamente o número de beneficiários atendidos, especialmente em regiões onde o INSS não possui unidades próprias.

Alerta
Nenhum servidor do INSS ou funcionário dos Correios está autorizado a visitar beneficiários em casa para oferecer este serviço. O atendimento é realizado exclusivamente pelos seguintes canais:

Em caso de dúvida, os aposentados e pensionistas devem sempre buscar os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão.

Passo a passo 
A adesão ao acordo será feita gratuita e exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios. 

No aplicativo, aposentados e pensionistas interessados em aderir ao acordo devem acessar a aba “Consultar Pedidos”, clicar no item “Cumprir Exigência”, assinalar a opção “Aceito Receber” (localizada no fim da página) e, então, clicar em “Enviar”.

Neste processo não é necessário enviar nenhum documento adicional.O dinheiro será depositado na mesma conta em que o benefício do INSS é pago.

O pagamento começará a ser feito a partir do dia 24 de julho, em ordem cronológica de adesão. 

Com informações do Ministério da Previdência Social.

Via Co

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