Aposentados têm até novembro para aderir ao acordo com INSS
Até a última sexta-feira, 41,5 mil atendimentos foram realizados em Mato Grosso do Sul
Com 41,5 mil atendimentos realizados em Mato Grosso do Sul, os primeiros ressarcimentos de valores debitados indevidamente das contas de aposentados e pensionistas do INSS começaram a ser pagos na quinta-feira (24) e seguem até novembro. Desde o início da ação, mais de 2,5 milhões de atendimentos já foram realizados nas agências da empresa.
Somente na segunda-feira (21), quando foram anunciados os lotes de pagamento pelo governo federal, foram registrados mais de 150 mil atendimentos, volume acima da média, desde o início da ação.
Nas principais unidades, a empresa disponibilizou guichês exclusivos e senhas específicas para o atendimento de aposentados. A estatal continuará atuando nos próximos meses para garantir um atendimento ágil, especialmente para quem necessita de contato presencial.
Acolhimento e inclusão
O trabalho realizado nas agências dos Correios foi acompanhado de perto pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, que visitou uma unidade em Taguatinga (DF) nessa quinta-feira (24).
“Foi uma parceria acertada, porque os Correios têm capilaridade, as agências estão espalhadas por todos os municípios, do país inteiro. Portanto, é uma potência em termos de distribuição. Temos expectativa de que esse índice de atendimento, que já chegou a 2,5 milhões de aposentados e pensionistas, ainda cresça bastante”, declarou o ministro Wolney Queiroz.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacou a importância do acolhimento que está sendo prestado pelos atendentes da estatal em todo o país. “Estamos priorizando a atenção aos idosos. Na oportunidade, quero agradecer a todas as empregadas e empregados que estão atuando na linha de frente nessa grandiosa ação social de apoio aos aposentados e pensionistas. Seguimos disponíveis e de portas abertas para garantir mais esse direito aos segurados”, comentou o gestor.
Os Correios seguem oferecendo, até novembro, os seguintes serviços:
- Consulta sobre descontos no benefício
- Contestação de descontos não autorizados
- Confirmação de descontos autorizados
- Após 15 dias úteis, validação ou contestação da Resposta da Entidade Associativa
- Adesão ao acordo de ressarcimento
Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto. Caso o segurado não possa comparecer, é possível nomear um representante legal devidamente identificado ou um procurador com procuração válida.
Em parceria com o INSS, os Correios iniciaram o atendimento aos beneficiários em 30 de maio. O serviço foi idealizado especialmente para quem tem dificuldade com canais digitais.
Na primeira fase, aposentados e pensionistas puderam consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos. Na segunda etapa, foi possível verificar as respostas das entidades responsáveis pelos descontos.
A iniciativa ampliou significativamente o número de beneficiários atendidos, especialmente em regiões onde o INSS não possui unidades próprias.
Alerta
Nenhum servidor do INSS ou funcionário dos Correios está autorizado a visitar beneficiários em casa para oferecer este serviço. O atendimento é realizado exclusivamente pelos seguintes canais:
Em caso de dúvida, os aposentados e pensionistas devem sempre buscar os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão.
Passo a passo
A adesão ao acordo será feita gratuita e exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios.
No aplicativo, aposentados e pensionistas interessados em aderir ao acordo devem acessar a aba “Consultar Pedidos”, clicar no item “Cumprir Exigência”, assinalar a opção “Aceito Receber” (localizada no fim da página) e, então, clicar em “Enviar”.
Neste processo não é necessário enviar nenhum documento adicional.O dinheiro será depositado na mesma conta em que o benefício do INSS é pago.
O pagamento começará a ser feito a partir do dia 24 de julho, em ordem cronológica de adesão.
Com informações do Ministério da Previdência Social.
Via Co