INSS já pagou ressarcimento a 533 mil aposentados por descontos indevidos
Ao todo, 2,295 milhões de pessoas estão aptas a aderir ao acordo proposto pelo governo federal para antecipar o reembolso
Na primeira semana de pagamento do acordo de ressarcimento pelos descontos indevidos feitos por entidades associativas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já contemplou 533 mil aposentados e pensionistas com depósitos diretos em suas contas bancárias. A informação foi divulgada pelo presidente do INSS, Gilberto Waller, durante entrevista ao programa A Voz do Brasil.
Até esta quarta-feira (30), o governo prevê o pagamento para um total de 1,147 milhão de beneficiários que foram vítimas das cobranças não autorizadas. Ao todo, 2,295 milhões de pessoas estão aptas a aderir ao acordo proposto pelo governo federal para antecipar o reembolso.
“Queremos que todos façam a adesão o quanto antes para que recebam rapidamente os valores devidos”, reforçou Waller. Segundo ele, 1,248 milhão de aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo até a última sexta-feira (25).
No entanto, o número de atingidos pode ser ainda maior. Estima-se que 4,8 milhões de pessoas ainda não reconheceram formalmente o desconto e, por isso, não deram início ao processo. A adesão pode ser feita até 14 de novembro e os pagamentos seguem a ordem de solicitação: quem aderir primeiro, recebe primeiro.
Como fazer a adesão
A adesão é gratuita e pode ser feita exclusivamente pelos seguintes canais:
- Aplicativo ou site Meu INSS
- Agências dos Correios
O número 135 está disponível para consultas e contestações, mas não realiza adesão.
Para aderir pelo aplicativo Meu INSS, basta acessar com CPF e senha, ir até “Consultar Pedidos”, clicar em “Cumprir Exigência”, ler o último comentário e selecionar a opção “Sim” no campo “Aceito receber”. Em seguida, é só clicar em “Enviar” e aguardar o pagamento.
Atenção a golpes
O presidente do INSS alertou para tentativas de golpe usando mensagens falsas no WhatsApp. “As mensagens oficiais não terão links. Elas apenas informarão que a pessoa está apta a aderir ao acordo. A adesão deve ser feita somente pelo app Meu INSS ou nos Correios”, reforçou.
Papel dos Correios
Mais de 2 milhões de pessoas já procuraram os Correios desde o início da campanha. Desse total, 1,3 milhão apresentaram contestação formal, o que representa cerca de 30% do público total que pode aderir.
Ações judiciais
O beneficiário que aderir ao acordo se compromete a não ingressar com ação judicial. No entanto, quem já entrou com ação antes de 23 de abril também pode participar do acordo, desde que desista do processo. Nesses casos, o INSS pagará 5% de honorários para o advogado responsável pela causa.
Via Enfoque MS